PET Day, no Colégio ESI São Carlos, em Caxias do Sul, mobilizou famílias e gerou conscientização sobre cuidados com os animais

O ano de 2021 foi desafiador e renovador para o segmento da Educação na AESC. Após um retorno gradual às salas de aula, março teve o agravamento da pandemia e novo fechamento de escolas em todo RS. Após a retomada, a AESC proporcionou um apoio em saúde mental aos profissionais da área e às famílias de estudantes.

No segundo semestre, a integração à Rede ESI abriu novas perspectivas para os três colégios da mantenedora. Agora, com nomes e com identidade visual atualizadas, teve início um processo que se estenderá pelos próximos anos, especialmente com o reforço dos valores da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas.

PAIS E FAMILIARES DE ALUNOS TÊM ACESSO AO LEGAME 

A pandemia veio sem aviso, sem nos dar chances de pensar e trouxe muitas dúvidas e inseguranças. De repente, nossas rotinas foram transformadas. Tudo isso nos afetou e ainda afeta. Mas com quem falar, conversar, se abrir?

Pensando nisso, a AESC estendeu aos pais e familiares de alunos das três unidades da educação, no mês de julho, o Legame – Teleatendimento em Saúde Mental. O serviço é serviço gratuito, sigiloso e cercado de muita atenção e respeito às individualidades.

COLÉGIOS DA AESC PASSAM A INTEGRAR A REDE ESI

Irmã Lucia Boniatti, diretora presidente da AESC (ao centro), no evento de integração à Rede ESI

Em agosto, a Comunidade Educativa dos três Colégios mantidos pela AESC participou de encontros informativos sobre as mudanças que aconteceriam em razão da integração à Rede ESI – Educação Scalabriniana Integrada.

Os encontros contaram com a participação da coordenadora Geral da Rede ESI, Irmã Sandra Pinheiro, da diretora presidente da Associação Educadora São Carlos (AESC), Irmã Lucia Boniatti, do diretor executivo Corporativo da AESC, Walmir Batista de Moraes, do gerente de Comunicação Corporativa da AESC, Fernando Lemos, e das Direções locais de cada unidade.

Entre as mudanças imediatas, está a identidade visual e os nomes dos colégios: ESI São Carlos (Caxias do Sul), ESI Lourdes (Farroupilha) e ESI São Carlos SVP (Santa Vitória do Palmar).

ESI São Carlos – Caxias do Sul

1º PET DAY NO SANCA

O ESI São Carlos promoveu o 1º Pet Day no Sanca, um evento de confraternização entre toda a Comunidade Educativa, pais, alunos, familiares e seus animais de estimação. Além da proposta de integração, o evento trouxe fortemente a questão solidária, com a participação de ONGs que realizaram um trabalho de conscientização com os presentes. O Pet Day foi destaque na mídia local, incluindo duas notícias no portal da RBS e uma carta de congratulações do vereador Ricardo Daneluz.

COLÉGIO SÃO CARLOS RECEBE PRÊMIO TOP OF MIND

Neste ano, o ESI São Carlos foi premiado na categoria “Escola de Ensino Particular” na pesquisa Top of Mind 2021, realizada pela Midiaplay Comunicações.


ALUNOS SÃO SELECIONADOS PARA ESTÁGIO EM STARTUP

Dois alunos do ESI São Carlos foram selecionados através de uma prova de lógica e uma dinâmica para um estágio na startup Tecnobridge, que surgiu na fusão do grupo Uniftec com a empresa Núcleo Sistemas. Ambos são parceiros do Colégio São Carlos.

 

ESI Lourdes – Farroupilha

ALUNOS CONQUISTAM 1º E 2º LUGAR EM CAMPEONATO DE XADREZ

Seis alunos do Colégio ESI Lourdes participaram do campeonato de xadrez nos Jogos Estudantis de Farroupilha. O aluno Gabriel Alquati conquistou o 1º lugar e André Vítor Oliveira Tosin o 2º lugar, ambos na categoria Juvenil.

 

ESTUDANTES RECEBEM PREMIAÇÃO NO 19º CONCURSO OSCAR BERTHOLDO

Três alunos do ESI Lourdes participaram do 19º Concurso Regional de Contos, Crônicas e Poesias Oscar Bertholdo, premiação realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Farroupilha (RS), através da Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac, com o objetivo de destacar e reconhecer autores, valorizando o surgimento de novos talentos na arte da escrita, tanto no município como na região. Dois representantes do Colégio estão entre os vencedores: Thiago Crocoli Balbinot – 1º lugar no gênero CRÔNICA – Categoria 02; Anne Carolina Mandelli – 2º lugar no gênero CRÔNICA – Categoria 02.

Alunos do Lourdes foram destaque no campeonato municipal de Xadrez de Farroupilha


ESI SÃO CARLOS SVP – Santa Vitória do Palmar

ALUNOS PARTICIPAM DA PLATAFORMA MATIFIC

Durante o primeiro semestre de 2021, o ESI São Carlos SVP (Colégio São Carlos – Santa Vitória do Palmar) utilizou a plataforma Matific para incentivar o aprendizado de forma individual, lúdica e divertida. A Matific proporciona aos alunos Olímpiadas de Matemática em que eles devem completar as atividades para que, juntas, resultem na pontuação individual, da turma e da escola, com desafios divertidos e inspiradores para mergulhar na matemática.

SOLIDARIEDADE EM FAMÍLIA: PROJETO FIOS MÁGICOS

Entre os meses de julho e agosto, os alunos do 1º ao 5º ano do ESI São Carlos SVP, juntamente das famílias, foram convidados a participar da doação de bonecas feitas de pano, confeccionadas pelas famílias em parceria com o Projeto Fios Mágicos, com destino aos hospitais que tratam câncer infantil no Estado.  

Em sala, com orientação dos professores, cada aluno escreveu um recado a ser entregue com as bonecas, seguindo um dos ensinamentos de Madre Assunta Marchetti: “Mostremos com nosso exemplo, aquilo que com palavras ensinamos”.

O Projeto Fios Mágicos foi criado, inicialmente, para a confecção e doação de perucas feitas com fios de lã para crianças que perderam seus cabelos em função da quimioterapia. 

Educadores do ESI São Carlos SVP com as bonecas da ação Fios Mágicos

Deixe uma resposta

Fechar Menu