O ano de 2022 contou com diversas atividades no segmento da Educação da AESC. Com o retorno pleno às ações presenciais, cada unidade pôde concluir todas as inciativas propostas durante o período letivo.

Em razão aos 60 anos da AESC, os Colégios receberam homenagens das Câmaras de Vereadores de cada cidade, contando como momentos de agradecimento pelas ações da mantenedora em Caxias do Sul, Farroupilha e Santa Vitória do Palmar.

Encontro de gestores da educação da Rede ESI

Com a Integração a Rede ESI – Educação Scalabriniana Integrada – a Gerente da Educação da AESC, Carina Vedooto Scheneider, juntamente aos diretores de cada Colégio, Marina Matiello (ESI São Carlos), Salete Finimundi Gasperin (ESI Lourdes) e Giovani Pio Maximila (ESI São Carlos SVP), participaram do Encontro de Gestores em Curitiba, com o objetivo de fortalecer a Rede e partilhar conhecimentos para que a obra educativa siga evoluindo. O evento ocorreu em junho.

Jornada Pedagógica de Inverno

Para que os educadores dos Colégios sigam trabalhando com excelência, cada unidade organizou e participou da Jornada Pedagógica de Inverno, um período que busca proporcionar o aprofundamento a respeito dos pilares da Educação Scalabriniana e dar subsídio teórico-prático para o planejamento das ações.

Planejamento Estratégico

Como forma de alinhar a busca pelos resultados almejados para o ano de 2023, os colaboradores das unidades da Educação da AESC participaram de reuniões de apresentação do PE – Planejamento Estratégico da Rede ESI, durante os meses de novembro e dezembro, oportunidade em que foram explicados os desdobramentos de cada Colégio.

 

ESI SÃO CARLOS – CAXIAS DO SUL

2º Pet day no Sanca

O Pet Day, em sua 2ª edição, promoveu uma manhã de diversão e atividades para alunos e Comunidade Escolar com seus animais de estimação no Colégio. Para além da descontração, o evento ocorrido em outubro tem por objetivo conscientizar sobre os cuidados com o meio ambiente e com os animais, para que haja um novo olhar sobre a sustentabilidade. Também reuniu ONG’s que trouxeram seu olhar sob a solidariedade e inclusão ao adotar animais de estimação.

Alunos vencem o desafio Jovem Empreendedor

Duas equipes formadas por alunos da 3ª série do Ensino Médio participaram do “Desafio Jovem Empreendedor”, promovido pela MicroEmpa (Associação das Empresas de Pequeno Porte da Região Nordeste do RS), no mês de agosto. Foi proposto aos grupos inscritos a criação de soluções provocando o mindset de inovação dos participantes.

A equipe Alpha, levou o prêmio de 1º lugar com a criação do aplicativo GetMe, que oferece soluções para aliviar o sofrimento emocional das pessoas por meio de tutoriais de respiração, chats para uma rede de apoio com profissionais, botão de alerta para avisar pessoas de confiança sobre os sintomas, entre outras funções.

Atletas Surdolímpicos visitam o colégio

Os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio receberam a visita de atletas da equipe de Futebol que participaram das Surdolímpiadas, sediada em Caxias do Sul no mês de abril.

Na ocasião, tomaram conhecimento da vida esportiva dos atletas, aprenderam sinais de libras e realizaram uma apresentação musical utilizando a língua de sinais.

 

ESI LOURDES – FARROUPILHA

Sopa Solidária

A Pastoral Escolar, em parceria com o Grupo de Jovens do Colégio e a 1ª série do Ensino Médio, desenvolveu um projeto em homenagem a Semana do Migrante, que acontece no mês de junho. Na oportunidade, foi realizada uma sopa solidária, servida à população que passou pela praça da Igreja Matriz. Um momento que, para além de alimentar o corpo, entregou roupas que foram doadas ao Colégio durante a Campanha Inverno Solidário. Um momento para praticar solidariedade e os valores Scalabrinianos.

28ª Feira do Livro e Mostra Literária

O incentivo à leitura traz benefícios como o estímulo à criatividade, a ampliação do vocabulário e o desenvolvimento da habilidade de escrita. Para isso, o Colégio contou com mais uma edição da Feira do Livro e Mostra Literária, que acontece todos os anos. Durante o evento, são apresentadas peças inspiradas em obras estudadas durante o semestre, como por exemplo, “Canaã” de Graça Aranha e “O sítio do Pica Pau Amarelo” de Monteiro Lobato. Durante a Feira, ocorrida em julho, os alunos também participam de conversas com autores da região.

Alunos participam do Encontro com o Futuro

Durante os meses de setembro e outubro, os alunos da 3ª série do Ensino Médio participaram de conversas com profissionais com diferentes áreas para sanar suas dúvidas em relação à atuação e mercado profissional.

 

ESI SÃO CARLOS – SANTA VITÓRIA DO PALMAR

Alunos participaram de troca de cartas

A troca de cartas é um ótimo recurso para promover a prática da leitura, escrita e intercâmbio cultural entre alunos. Pensando nisso, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, após trabalharem o livro “Felpo Filva”, de Eva Furnari, trocaram cartas com alunos da Escola Municipal de Educação Básica Bernardo Arrida.

Para culminância do projeto, no mês de dezembro os alunos conheceram pessoalmente os colegas com quem se corresponderam, dividiram uma tarde divertida e puderam semear sementes de girassóis, sinônimo da amizade construída.

Competição das Casas

Com o objetivo de incentivar a revisão dos assuntos estudados durante o ano letivo na disciplina de História, os alunos de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais participaram da Competição das Casas, em novembro, que consistiu em uma gincana baseada na formação de casas contidas nos livros e filmes de Harry Potter de JK Rowling.

Construção de memórias afetivas

A jornada escolar é composta de muitos momentos. Com isso em mente, os alunos da 3ª série do Ensino Médio participaram de um momento único, que resultou em um emocionante vídeo de forma a tornar inesquecível o dia que vivenciaram.  Na ocasião, receberam cartas de familiares com palavras de carinho sobre o ciclo que encerraram no Colégio no ano de 2022.

Deixe uma resposta

Fechar Menu