Hoje, 1º de junho, celebramos o Dia de São João Batista Scalabrini, fundador da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas. A Congregação, criada no ano de 1895, na Itália, é responsável por obras religiosas, educativas, sociais e em saúde em mais de 25 países.

 

No Rio Grande do Sul, mantém instituições como o Hospital Mãe de Deus, o Hospital Santa Ana e quatro CAPS AD, em Porto Alegre; os hospitais Santa Luzia e Nossa Senhora dos Navegantes, no Litoral Norte; colégios da Rede ESI em Caxias do Sul, Farroupilha e Santa Vitória do Palmar; e o Centro de Atendimento ao Migrante, na Serra.

 

O que mais você sabe sobre esse personagem, sua obra e seu legado inspirador?


Nascimento:

João Batista Scalabrini nasceu em Fino Mornasco, Itália, no ano de 1839.

 

Vida Religiosa:

Foi bispo da diocese de Piacenza, Itália, no período de 1876 a 1905. Seu episcopado foi marcado pela caridade e pela solidariedade com os mais necessitados. Foi exemplo de doação nas múltiplas obras sociais e pastorais em favor dos órfãos e surdos-mudos, encarcerados e doentes, agricultores e operários e, sobretudo, migrantes.


Personalidade:

Foi um homem dinâmico e contemplativo, dedicando-se totalmente e de igual modo a Deus e ao próximo, na sociedade, na Igreja local e universal. Foi homem da totalidade e da universalidade, atento ao Evangelho e ao drama das pessoas menos favorecidas.

 

Atuação marcante:

Os papas do seu tempo o reconheceram como “Apóstolo dos Catecismo”, “Príncipe da Caridade”, “Bispo Missionário” e “Apóstolo dos Migrantes”.

 

O olhar para os migrantes:

Fundou, em 25 de outubro de 1895, a Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas (MSCS), com a finalidade de dar assistência aos migrantes nas áreas religiosa, educativa, cultural, social e da saúde, atualmente presente em mais de 25 países.

 

Missionário dedicado:

Ao longo de seu bispado, J.B. Scalabrini visitou pelo menos 5 vezes as 364 paróquias pelas quais era responsável. Em grande parte delas era possível chegar apenas a pé ou a cavalo. No início do século 20, visitou a América para ver de perto o acolhimento promovido aos migrantes. No Brasil, esteve em São Paulo e no Rio Grande do Sul, entre outras localidades.

 

Missão cumprida:

João Batista Scalabrini faleceu no dia 1º de junho de 1905, na cidade de Piacenza, Itália. A data consagrada à sua memória é recordada todos os anos. Sua obra se espalhou pelo mundo pela dedicação das irmãs, padres scalabrinianos, leigas e leigos, fiéis ao carisma do Fundador.

 

Canonização:

Em 1997, J. B. Scalabrini foi beatificado, em reconhecimento ao seu legado espiritual e missionário para o mundo. Passados 25 anos, o papa Francisco anunciou sua canonização, e no dia 9 de outubro de 2022, na praça S. Pedro, Roma, tornou-o santo, reconhecendo-o como “Pai dos Migrantes”.

 

Quer saber mais sobre a história de São João Batista Scalabrini?

Acesse sua biografia no link: bit.ly/SJBScalabrini

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu