Doação de Sangue / Foto: Michelle Gordon, por Pixabay

Estamos na Semana Nacional do Doador de Sangue, e um índice preocupa no Estado: durante a pandemia, caiu em 20% o número de doações de sangue nos hemocentros, responsáveis por abastecer os hospitais gaúchos.

“O ato de solidariedade de uma única pessoa pode salvar até quatro vidas”, ressalta Andreia Kremer, técnica em Enfermagem no Hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa.

Andreia trabalha na Agência Transfusional da instituição, unidade beneficiada por essa ação, pois recebe as bolsas de sangue do Hemocentro de Porto Alegre e faz a distribuição conforme critérios médicos.

“A agência transfusional é de extrema importância em âmbito hospitalar, pois, sem ela, é inviável que um hospital como o Santa Luzia tenha emergência ou centro cirúrgico”, explica Andreia. “Também fica difícil tratar de patologias que necessitem de transfusões”, complementa.

As bolsas de sangue que ficam sob administração da agência são usadas principalmente nos seguintes casos: pacientes politraumatizados, com anemia, que apresentem sangramento ativo ou que tenham necessidade de transfusão – imediata ou não – em razão de alguma patologia.

Número ideal

Segundo a técnica em Enfermagem, para a agência operar com tranquilidade, o número ideal de bolsas de concentrados de hemácias em estoque deve ser 20 por dia. Nesta quarta-feira (24), o hospital contava com um estoque de 10 unidades. O número preocupa por estarmos nos aproximando do final do ano, quando a demanda aumenta e as doações diminuem, em razões de datas como Natal, Ano-Novo e Carnaval.

Seja um doador

Por isso a importância do Dia Nacional do Doador de Sangue, lembrado nesta quinta-feira (25), e da Semana Nacional do Doador de Sangue. Em uma doação de sangue, a quantidade retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação ocorre imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e, em uma doação, são coletados, no máximo, 450ml.

“A comunidade pode nos ajudar indo doar no Hemocentro do RS, que fica em Porto Alegre, e dizer que está fazendo em nome do hospital”, afirma Andreia.

Para incentivar a doação e a solidariedade, a prefeitura de Capão da Canoa fará o transporte dos doadores interessados até o Hemocentro, em Porto Alegre, neste sábado (27), às 8h. Para consultar a disponibilidade de inscrição e fazer o cadastro, é preciso entrar em contato pelo Whatsapp (51) 99204-8023.

Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul

*Agendamento de doação pelo WhatsApp: (51) 98405-4260 ou pelo site saude.rs.gov.br/agendamento-para-doacao-de-sangue
*E-mail: hemorgs@saude.rs.gov.br
*Endereço: Av. Bento Gonçalves, 3.722, Partenon, Porto Alegre
*Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

O que é preciso para doar

– Estar em boas condições de saúde;
– Apresentar documento oficial de identidade com foto;
– Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;
– Pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas;
– O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;
– Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;
– Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;
– Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
– Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.

Deixe uma resposta

Fechar Menu