A partir da esquerda, as alunas Vanessa Ribeiro, Tayane Borges, Cristina Iocksch e Natalia Keis / Foto: Divulgação AESC/HNSN

O Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres, volta a receber alunos de graduação para estágios práticos, após um recesso das atividades em razão da pandemia. Na primeira semana de outubro, um grupo de alunos do curso de Enfermagem da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra Torres) já começou as atividades no bloco cirúrgico, e na próxima semana mais um grupo iniciará na enfermaria clínica, totalizando 25 universitários. Esta é a segunda etapa da retomada de estágios presenciais na instituição de saúde. Em maio, alunos de cursos técnicos de Enfermagem e de Radiologia, da Escola Santa Rita, voltaram às atividades no hospital.

Conforme a gerente de Enfermagem do Hospital Navegantes, Caruline Bauer, responsável pelos estagiários na instituição, a retomada gradual dessas atividades de ensino foi possível pela diminuição do número de casos de Covid-19 e também pela maior expertise adquirida para tratamento e manejo da doença.

“Assim, conseguimos receber os alunos de volta com toda a segurança”, destaca, complementando que o conhecimento prático é essencial para o desenvolvimento dos futuros profissionais.

Espaço para construção de conhecimento

Para o coordenador do curso de Enfermagem da Ulbra, Valmir Soares Machado, as práticas em saúde são espaços de ensino e aprendizagem indispensáveis no processo formativo, pois permitem a construção de conhecimento por parte dos acadêmicos, de acordo com as necessidades da saúde da população.

“Forma-se, assim, um profissional crítico, reflexivo, um agente da mudança, transformador de uma realidade social”, indica o professor, que ressalta, ainda, que as atividades práticas possibilitam o desenvolvimento de atitudes importantes como de escuta, empatia e comunicação. “Isso somente é oportunizado no contato direto com o paciente, não havendo equivalência com a formação mediada por tecnologias, que não substituem o contato humano”, destaca Machado.

O professor também acredita que os estágios práticos são espaços indispensáveis para a formação e o desenvolvimento de habilidades profissionais, impossíveis de serem realizadas a distância. A gerente de Enfermagem do hospital destaca que a casa de saúde acredita muito na parceria entre as escolas profissionalizantes, universidades e hospital para se proporcionar conhecimentos práticos e vivência hospitalar.

“Além disso, abrem-se portas para futuras contratações, preenchendo vagas com profissionais que já conheçam a rotina de nossa instituição”, afirma Caruline Bauer.

Volta aos estudos após 20 anos

Foi o que aconteceu com a técnica de enfermagem Vera Lia Soares Gomes, moradora de Arroio do Sal, que voltou a estudar depois de 20 anos sem frequentar a escola. Em junho e julho, ela realizou um estágio curricular prático no hospital e, logo após sua formatura no curso técnico da Escola Santa Rita, foi contratada como funcionária.

“O estágio nos dá a oportunidade de desenvolver nossa competência curricular e também aplicar no dia a dia tudo que aprendemos em sala de aula”, diz Vera, que mudou sua vida profissional, deixando os trabalhos em comércio e faxinas para trás. “Hoje me sinto realizada. Trabalho em algo que amo e faço com muito carinho, aplicando em minhas tarefas toda dedicação que eu gostaria de receber, ou ver minha família receber, dentro de um ambiente de saúde”, destaca.

Deixe uma resposta

Fechar Menu