Ao prezar por um momento tão especial para as mulheres como é o do parto, a maternidade do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, de Torres, colocou em sua rotina mais um gesto de carinho para as mamães que dão à luz na instituição.

Lucas, Bianca, com o pequeno Arthur, e a vovó paterna exibem com alegria o presente / Foto: Comunicação AESC


Tudo começou com a equipe materno-infantil discutindo formas diferentes de presentear as mães. Da ideia de uma placa personalizada com o carimbo dos pezinhos do recém-nascido, da pediatra Thirse Scalco, chegaram até a sugestão de fazer o “carimbo de placenta” para todas as pacientes após o parto – a homenagem tinha sido oferecida uma vez, no Dia das Mães, por iniciativa da técnica de Enfermagem Cristine Farias. A obstetra da instituição, Emily Dall’Oglio, ensinou, então, ao resto da equipe, a como realizar a prática.

“A nossa obstetra nos mostrou fotos e ideias de dedicatórias que poderíamos deixar para as famílias. Como teríamos um parto naquele dia, resolvemos testar. A equipe materno-infantil, com ajuda do bloco cirúrgico, se mobilizou para realizar a iniciativa”, conta a enfermeira Selena Denise Gil dos Santos, responsável pela maternidade no turno da tarde.

Equipe da maternidade adotou iniciativa para humanizar ainda mais o atendimento às gestantes que têm filhos no Hospital / Arquivo Pessoal


Carinho de toda a equipe

As equipes da manhã e da tarde compraram a ideia e passaram a adotar a iniciativa. Estiveram envolvidas, além das enfermeiras Selena e Jéssica Magnus Carvalho, as técnicas de Enfermagem Carolina Ruibasciki, Cláudia Beatris Bedin, Francisca Martins, Dara M. Silva da Rosa, Daiane Bittencourt e Graziela Schutz Leffa, com a colaboração das técnicas do bloco cirúrgico Luana F. da Silva e Tuana Teixeira. Também colaborou com o desenvolvimento do projeto o pessoal da higienização, mostrando que o cuidado e o acolhimento com as gestantes no hospital passam por todas as etapas.

Segundo a enfermeira Jéssica, que cuida da maternidade no turno da manhã, a lembrança é entregue no momento da alta, junto à caderneta da criança e o carimbo dos pezinhos. O “carimbo” passou a ser chamado também de Árvore da Vida – assim como em outros hospitais do Brasil que adotaram a iniciativa –, porque o desenho lembra uma árvore.

Como o hospital faz um “carimbo de placenta”?

Primeiro a equipe da maternidade seca a placenta com uma compressa, depois, coloca tinta e espalha pela face fetal. Retirado o excesso, o “carimbo” é feito com uma folha A4. No mesmo papel, vai uma dedicatória com os nomes dos integrantes da equipe que acompanharam o parto e o pré-parto.


A jornada da mamãe Bianca

 Mãe do recém-nascido Arthur Selau Linhares, Bianca Pichani, 26 anos, ficou muito emocionada com a recordação que recebeu ainda no hospital e que vai guardar para a vida:

“Muito lindo. Não esperava. Nem sabia que existia isso. Chorei muito já, lendo ali (o recado da equipe na folha). É uma coisa que a gente nunca imagina que vai poder ter em mãos, né? Uma coisa que alimentou ele tanto e agora está com a gente, pelo resto da vida.”

A auxiliar de laboratório relata que a homenagem é apenas um entre tantos gestos de carinho que recebeu da equipe da maternidade do Navegantes. Antes de Arthur, ela e o marido, o marceneiro Lucas Linhares de Souza, 28 anos, chegaram a perder um bebê e ficaram um pouco ansiosos com a nova gestação. Os dois, que são de Três Cachoeiras, tiveram todo o acompanhamento da gestação no Navegantes pelo SUS.

“Foi sensacional, fomos muito bem atendidos”, conta Lucas.

O tratamento humanizado e o cuidado atencioso com seus pacientes são pilares da das unidades de saúde da Associação Educadora São Carlos (AESC), mantenedora do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes. A instituição de Torres, que atende pacientes do SUS, convênios e particulares, faz mais de 700 partos por ano, atendendo a oito cidades da microrregião.

Deixe uma resposta

Fechar Menu