Leitos AVC Hospital Nossa Senhora dos Navegantes
Unidade de AVC no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres

O Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres, vem qualificando o atendimento e a estrutura nos últimos meses, para seus pacientes SUS, de convênios e particulares. Uma das mais recentes é a reestruturação de cinco leitos de AVC, o que traz mais agilidade ao atendimento dos casos de acidente vascular cerebral.

“Em pacientes que apresentam sinais de AVC, principalmente o isquêmico, a corrida contra o tempo é essencial. Quanto mais ágil a avaliação tomográfica, mais rápidas podem ser as decisões sobre medicação, o que ajuda a salvar tecido cerebral, reduzindo a intensidade de sequelas”, explica o neurologista referência na instituição, Felipe Azevedo Olson.

A unidade de AVC agudo, constituída pelos cinco leitos, antes situada na unidade de internação, agora se localiza no Setor de Emergência, o que intensifica a agilidade de atendimento destes casos. Olson ressalta que a qualificação para atender pacientes de AVC soma-se ao pioneirismo do hospital em ser o primeiro da região a ter disponível a medicação considerada essencial para os primeiros socorros em AVC:

“Fomos o primeiro hospital do Litoral a ter a medicação usada para trombólise, inicialmente por meio de doação. Depois, foi criada a unidade de cuidados específicos em AVC em 2012. Agora, com a reestruturação dos leitos e a equipe treinada, poderemos trabalhar para reduzir em até 30 minutos o tempo preconizado como ideal para início do atendimento de AVC isquêmico.”

Este tempo é conhecido na medicina como golden hour (hora dourada) e considera como ideal que, em até uma hora, o paciente chegue à emergência, passe por atendimento, faça a tomografia e receba a medicação para trombólise. Esse procedimento, em resumo, é a dissolução de coágulos por meio da injeção intravenosa de trombolíticos, retomando o fluxo sanguíneo e reduzindo a chance de sequelas. A medicação deve ser usada em até 4 horas e meia, a chamada janela terapêutica, e após avaliação de possíveis contraindicações feita pela equipe médica.

Reformas e entregas

A reestruturação dos leitos de AVC somam-se a outras recentes e previstas mudanças para qualificação no HNSN como a ampliação do serviço de medicina diagnóstica com a aquisição de um novo aparelho de ultrassonografia, a chegada de um Ventilador Mecânico Neonatal e recuperação de toda a fachada, com nova pintura. Além disso, o aumento da capacidade de atendimento em UTI geral, passando de cinco para 10 leitos, após habilitação definitiva para os cinco leitos que estavam sendo usados para covid-19 de forma emergencial.

“Tem sido um período de renovação, em que estamos nos aproximando ainda mais da comunidade ao ampliar e qualificar estrutura e oferecimento de exames, de forma a trazer mais conforto, segurança e acolhimento aos pacientes e seus familiares”, diz Samuel Meoti, gerente executivo dos hospitais da AESC no Litoral.

Leitos AVC
Cinco leitos de AVC foram reestruturados

Entenda

O AVC é uma redução do fluxo sanguíneo no cérebro que é subdividido em dois tipos conforme a origem da interrupção. São eles:

AVC ISQUÊMICO
É o tipo mais comum e ocorre em razão da obstrução do fluxo sanguíneo intracraniano em razão da formação de coágulos que podem entupir algum vaso da região.

AVC HEMORRÁGICO
Mais raro, pode ser ocasionado pelo rompimento de um vaso no cérebro.

PROCURE AJUDA IMEDIATA

Os dois tipos são considerados uma emergência médica e pedem atendimento imediato. Ainda que tenham origens diferentes, podem apresentar os mesmos sintomas. Olson destaca os três motivos que devem ligar o sinal de alerta de familiares ou do próprio paciente. Basta a presença de apenas um desses três para que a emergência hospitalar seja procurada ou seja chamado serviço móvel de urgência:

  • Dificuldade de manter os braços à frente quando solicitado a levantá-los
  • O sorriso se mostra torto quando alguém pede que a pessoa sorria
  • Se solicitada a repetir uma frase, a pessoa fala embaralhado ou simplesmente não consegue

O HNSN, mantido pela Associação Educadora São Carlos (AESC), é único em um raio de 50 quilômetros e atende sete municípios, contando com 86 leitos de internação disponíveis. As melhorias citadas, que envolvem qualificação na estrutura para atendimentos aos pacientes do HNSN, tanto para o SUS quanto particulares e convênios, são parte do Planejamento Estratégico para o período 2022-2026 da AESC.

Deixe uma resposta

Fechar Menu