Equipe do Hospital N. Sra. dos Navegantes em atendimento a paciente com Covid-19, na UTI / Foto: AESC/HNSN

Torrenses e turistas viverão mais uma Páscoa com a necessidade dos cuidados extremos para o controle da pandemia. Autocuidado, prevenção de aglomerações, uso de máscaras em ambientes públicos e higiene frequente das mãos seguem indispensáveis. “Continua sendo fundamental o apoio da comunidade e a conscientização coletiva”, apelam os profissionais do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (HNSN).

Depois de um ano do primeiro caso de Covid-19 ao RS, a realidade é de restrição máxima temporária dos acessos à emergência do Hospital. Os atendimentos ocorrem exclusivamente às pessoas em situação mais crítica, como as que ingressam pelo SAMU.

“A Associação Educadora São Carlos (AESC), mantenedora do Hospital Santa Luzia, com sua vocação para a acolhida às pessoas em situação fragilizada, adotou protocolos sanitários que promovem a prevenção, o cuidado atencioso e a recuperação, mas é indispensável a consciência coletiva”, alerta Maximiliano das Chagas Marques, diretor-executivo de Saúde Pública da AESC.

“Além disso, busca-se o diálogo contínuo com entidades e gestores para a articulação com o poder público, com vistas a alcançar melhores resultados na complementação da Rede de Atenção à Saúde, e cuidar da melhor forma das pessoas acometidas por essa doença”, complementa o gestor.

Leito de UTI com paciente Covid-19 / Foto: AESC/HNSN

Um ano de atenção plena

Em 12 meses, houve muito aprendizado, dedicação e superação por parte das equipes do Hospital Navegantes, com pessoas empenhadas em promover o melhor cuidado com a vida. Poder Público, empresários e voluntários se engajaram nas iniciativas.  Confira algumas das principais ações.

 

LINHA DO TEMPO

Desenho, pandemia, HNSN, Hospital Navegantes

MARÇO/2020: Apelo à empatia: equipes pedem a adesão das pessoas às medidas de distanciamento. Fotos com o apelo “Fique em Casa” circularam amplamente pelas redes sociais. Crianças das comunidades de São Braz e Porto Colônia fazem desenhos em homenagem aos profissionais do Hospital N. Sra. dos Navegantes. (Foto)

ABRIL/2020: Sociedade civil e poder público se mobilizam. Sesc, Brothers in Arms, Sebeltti e Secretaria Estadual da Saúde (SES) providenciam Equipamentos de Proteção. Panvel contribui com recursos do Troco Amigo Covid-19.

MAIO/2020: Esforços da AESC e mobilização da comunidade repercutem na portaria da SES que habilitou os cinco leitos de UTI disponíveis no Hospital, com finalidade de atender a pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19.

JUNHO/2020: A empresa Haribo brinda profissionais da saúde de todos os hospitais mantidos pela AESC, entre eles o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, com pacotes de doces. (Foto)

JULHO/2020: O Boticário, de Torres, doa kits pessoas com álcool gel para os profissionais do HNSN.

AGOSTO/2020: Frente ao distanciamento social e suas imposições, a saúde mental entra em grande debate. A psicóloga Carolina Dalolli, do Hospital Navegantes, teve artigo publicado em A Folha Torres listando importantes práticas de autocuidado.

SETEMBRO/2020: Habilitação de leitos de UTI para pacientes suspeitos e confirmados com Covid-19 é prorrogada.  

OUTUBRO/2020: Na passagem do Dia Mundial da Saúde Mental, marcado no calendário da Organização Mundial da Saúde, artigo da enfermeira Tairini dos Santos destaca o trabalho multiprofissional realizado na Unidade de Saúde Mental do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes.

NOVEMBRO/2020: Dr. Vitor Hugo Zeilmann, urologista integrante do Corpo Clínico do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, destaca em entrevista à Rádio Horizonte, aspectos sobre a saúde do homem, que não pode ser negligenciada nem durante a pandemia.

DEZEMBRO/2020: AESC informa a população sobre a estrutura do Hospital e incentiva o autocuidado na estação mais quente do ano, com a campanha Verão com Saúde, integrando o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes.

JANEIRO/2021: Após meses de trabalho intenso, as vacinas começam a ser aplicadas nos profissionais da saúde, levando esperança para quem atua no Hospital (foto). Os treinamentos para atender pacientes Covid-19 seguem nos bastidores.

FEVEREIRO/2021: Hospital celebra vitórias de pacientes que deixam a UTI, conquista mais 5 respiradores com apoio da Secretaria Estadual da Saúde e municípios da região e reabre 15 leitos na Enfermaria para atender pacientes com quadro moderado de Covid-19. (Foto)

MARÇO/2021: No pior momento na história da pandemia no Rio Grande do Sul, profissionais seguem emprenhados.

Este post tem 11 comentários

  1. Somebody necessarily lend a hand to make seriously posts I might state.
    That is the very first time I frequented your web page and so
    far? I amazed with the research you made to create this particular submit extraordinary.

    Wonderful activity!

    my web blog … buy delta 8 thc

  2. An interesting discussion is worth comment. I do think that you should write more
    on this subject, it may not be a taboo subject but generally people do not discuss these topics.
    To the next! Cheers!!

    Take a look at my web-site :: delta 8 thc near me

  3. Thank you, I have recently been searching for information about this topic for a while and
    yours is the greatest I’ve found out till now. However, what concerning the conclusion? Are you sure in regards to
    the supply? asmr 0mniartist

  4. For most recent news you have to pay a quick visit world wide web and on the web I found
    this web site as a finest web site for most up-to-date
    updates. asmr 0mniartist

  5. I like the helpful information you supply on your articles.
    I’ll bookmark your blog and test once more here regularly.
    I am relatively certain I’ll be told lots of new stuff proper
    right here! Best of luck for the following!
    0mniartist asmr

  6. great points altogether, you simply received a new reader.
    What might you recommend about your publish that you made a
    few days ago? Any positive? 0mniartist asmr

  7. You can certainly see your skills in the article you write.
    The sector hopes for more passionate writers like you who are not afraid to mention how they
    believe. At all times follow your heart. asmr 0mniartist

  8. What’s up to all, how is the whole thing, I think every one is getting more from this web
    site, and your views are fastidious designed for new users.
    asmr 0mniartist

  9. Hello, I enjoy reading through your post. I like
    to write a little comment to support you. asmr 0mniartist

Deixe uma resposta

Fechar Menu