Ação foi realizada em parceria com a Unicred Porto Alegre – Agência Torres

Para que mais pessoas se conscientizem sobre a importância de ser um doador de órgãos, o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres, realizou ação junto à população durante a última quarta-feira. Em estande localizado em frente à instituição, equipe do hospital tirou dúvidas e conversou com a comunidade em razão do Dia Nacional da Doação de Órgãos (27/9). 

A atividade foi organizada pelo Comitê Intra-hospitalar Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HNSN, em parceria com a Unicred Porto Alegre – Agência Torres, assim como uma palestra para colaboradores, realizada na última segunda-feira, com o coordenador da CIHDOTT, o neurologista Felipe Azevedo Olson.

Uma das principais dificuldades para a doação é que hoje não está previsto em lei que o desejo de ser um doador após a morte, declarado em vida pela pessoa, possa valer como autorização legal para a retirada dos órgãos. Entre oito e 10 vidas podem ser salvas quando uma família, mesmo em meio à dor da perda de um ente querido, realiza o ato solidário da doação de órgãos. No entanto, a recusa do núcleo familiar ainda é apontada como uma das principais causas para que os órgãos de um potencial doador não cheguem a pacientes na fila de espera.

Saiba mais

No HNSN, a CIHDOTT, composta por diferentes profissionais, é quem trabalha para viabilizar a captação de órgãos. Na identificação de um potencial doador, a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (Central de Transplantes) é notificada por este grupo e repassa a informação para uma Organização de Procura de Órgão (OPO) da região. No caso do HNSN, a OPO II do Hospital São Lucas das PUCRS é acionada.

Deixe uma resposta

Fechar Menu