UTI do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes

O Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (HNSN), em Torres, passou a contar com 10 leitos de UTI. O aumento da capacidade na unidade foi possível após cinco leitos exclusivos para covid-19 serem habilitados em definitivo, pelo Ministério da Saúde, para atendimento de casos gerais, deixando de ser temporários. Com a ampliação da capacidade de UTI, são beneficiados moradores de Torres e de outras cidades da microrregião – o HNSN é o único hospital em um raio de 50 quilômetros.

“A manutenção dos leitos é uma vitória para a saúde da região. Com mais capacidade de UTI no Navegantes, que é referência para outras cidades que não apenas Torres, menos pessoas da região precisam ser transferidas para atendimentos mais complexos em outros hospitais”, diz a enfermeira Viviani Rocha, coordenadora da UTI.

Os cinco leitos haviam sido habilitados em maio de 2020, em caráter excepcional, para atender exclusivamente casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19, seguindo a portaria 290/2020, emitida pela Secretaria Estadual da Saúde em 5 de maio daquele ano.

A habilitação para outros atendimentos não quer dizer que pacientes com covid-19 ficarão desassistidos. Esses casos continuarão sendo recebidos no hospital.

O HNSN atende pacientes de convênio e particulares, mas principalmente SUS. Além da UTI, o hospital tem ainda unidades de internação obstétrica, pediátrica, cirúrgica e em clínica médica, além das unidades especializadas de saúde mental adulto e de AVC Adulto (clínico). Realiza também atendimentos de emergência em clínica médica, pediatria, obstetrícia e traumatologia/ortopedia, além da estrutura do centro cirúrgico em anestesiologia e cirurgia geral.

Deixe uma resposta

Fechar Menu