Por: Tairini Ferreira dos Santos*

Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres, mantém unidade para atendimento a pacientes de Saúde Mental | Foto: Brun/Filmes / Emmanuel Denaui

O Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (HNSN), mantido pela Associação Educadora São Carlos (AESC), em Torres, possui uma Unidade de Internação em Saúde Mental. Trata-se de uma importante ferramenta terapêutica para acolhimento dos pacientes em momentos de manifestação da doença mental, após terem sido esgotados os recursos extra-hospitalares para a pessoa em crise. Além de cuidar do paciente, de sua família e de terceiros em relação aos comportamentos de risco causados pela doença, o uso competente e adequado da internação pode fazer a diferença entre o abandono e o tratamento. 

    Atualmente, a assistência oferecida em saúde mental é decorrente de muitas transformações sociais e políticas. No cenário nacional, os hospitais psiquiátricos, que antes eram considerados os principais equipamentos de assistência à saúde e à pessoa em sofrimento mental, têm deixado de ser o centro da atenção para essas pessoas, dando espaço a uma nova rede de serviços extra-hospitalares. Porém, mesmo com essa nova proposta de serviços substitutivos, a internação ainda é um recurso bastante utilizado nos casos de doenças mais graves, em que há o transtorno mental associado a condições de risco ao paciente ou a outras pessoas.

  A Unidade de Internação em Saúde Mental do HNSN é composta por dez leitos. Em decorrência a pandemia, a capacidade foi reduzida para sete leitos. A equipe multidisciplinar é composta por médico, psiquiatra, psicóloga, enfermeiros, assistente social e técnicos de enfermagem. A estrutura recebe pacientes de média e baixa complexidade, o que não inclui quadros agudos, gestantes e menores de idade.

    A equipe promove um atendimento humanizado, proporcionando bem-estar, confiança e tranquilidade para que tanto o paciente quanto para os familiares. Há um cuidado especial na orientação da família durante a internação, compreendendo-a como participante efetiva no tratamento da pessoa em sofrimento psíquico. O apoio aos familiares, conforme preconiza a reforma psiquiátrica, é fundamental para que o indivíduo atendido se sinta amparado durante o processo de reabilitação após a alta.

   A Unidade tem como objetivo tratar todas as características individuais do paciente. Cada profissional envolvido no tratamento tem papel importante para promover avanços no tratamento intensivo. Os profissionais assumem as funções de trabalhar a psicoterapia, a prescrição e a administração de medicamentos, com objetivo de fortalecer a saúde mental do paciente, e humanizá-lo com atividades de entretenimento, a fim de mantê-lo motivado a dar continuidade ao tratamento.

A equipe multiprofissional da Unidade de Saúde Mental reconhece que a internação nunca é um caminho fácil para o paciente e seus familiares. Por isso, todos se dedicam a fazer, sempre, de cada internação, um novo começo.

(*) Enfermeira na Equipe de Saúde Mental do HNSN

Deixe uma resposta

Fechar Menu