Equipes de gestão da AESC e do Hospital Santa Ana com rotarianos / Foto: Comunicação AESC

Sob a tutela do Rotary Club Glória-Teresópolis, de Porto Alegre, foi criado, em 16 de novembro, o Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDC) Santa Ana, que conta com membros do Hospital Santa Ana. O objetivo é receber o apoio de líderes rotarianos para alcançar mais pessoas da comunidade. O encontro que oficializou a parceria ocorreu no hospital, com a presença de representantes da instituição de saúde e do Rotary.

Os NRDCs são instrumentos de mobilização patrocinados por clubes rotarianos, mas formados por membros não rotarianos. A criação de um núcleo, no entanto, permite que seus membros passem a dispor de mentoria da rede de líderes para projetos ou iniciativas que envolvam a comunidade.

“Fazer essa parceria com o Rotary, com quem já trabalhei em outras oportunidades, alegra-me muito. É uma forma estabelecer mais meios de alcançar a comunidade em que estamos inseridos”, disse Irmã Lúcia Boniatti, diretora-presidente da Associação Educadora São Carlos (AESC) – mantenedora do Santa Ana – e integrante da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas.

Luiz Carlos Camargo, diretor de Ações Humanitárias do Rotary Club Glória-Teresópolis, lembrou que o NRDC Santa Ana é o terceiro vinculado ao clube Glória-Teresópolis.

“Não é uma parceria apenas com o hospital, mas com a comunidade por meio do hospital”, afirmou Luiz Carlos Camargo, diretor de Ações Humanitárias do Rotary Club Glória-Teresópolis.

Os outros dois NRDCs vinculados são o Capela Menino Jesus-Bairro Glória (subordinada à Igreja da Glória) e o CENEAMM (Centro Educação Infantil Primeiro de Maio)-Bairro Cascata. Como exemplos de ações recentes em conjunto, Camargo citou a reconstrução de muro derrubado por uma enchente na Capela Menino Jesus e o projeto e a instalação de um parque infantil no CENEAMM.

Para Maximiliano das Chagas Marques, diretor-executivo de Saúde Complementar da AESC, a iniciativa de estreitar laços com o Rotary é possível porque existe reciprocidade entre as duas instituições: “Queremos fazer parcerias com aqueles que compartilham de nossos valores, missões e princípios. Vamos conversar muito ainda sobre o que podemos fazer pela comunidade.”

Arlete Fante, gerente executiva do Santa Ana, ressaltou que o hospital tem uma forte missão social, que pode ser fortalecida ainda mais: “São 203 leitos 100% SUS, com atendimento de retaguarda clínica para outros hospitais, assistência de pacientes que precisam de cuidados prolongados e a saúde mental para desintoxicação da dependência  química”

Também estiveram presentes no encontro o presidente do clube da região, Luiz Fernando Taborda Celestino e o governador distrital ao qual está vinculado o Glória-Teresópolis, Tabajara Ramalho de Andrade.

Sobre o Rotary

O Rotary Club de Porto Alegre Glória-Teresópolis é um clube de serviço, fundado em 25 de maio de 1981, e pertencente ao Distrito 4680 de Rotary International. Tem entre suas missões prestar serviços voluntários às comunidades dos bairros Glória e Teresópolis que busquem a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar social.

Hospital Santa Ana

Inaugurado em agosto de 2018, o Hospital Santa Ana tem atendimento 100% SUS e está localizado na Praça Simões Lopes Neto, 175, no Bairro Teresópolis, em Porto Alegre. É classificado como um hospital de média complexidade e voltado para uma assistência referenciada, focado na recuperação e no tratamento de pacientes clínicos encaminhados por outros hospitais e serviços de saúde, motivo pelo qual não tem urgência nem emergência.

Deixe uma resposta

Fechar Menu