Referência para moradores e turistas de Capão da Canoa e balneários próximos, o Hospital Santa Luzia, mantido pela AESC, ingressa no ano de 2020 com novidades no campo assistencial e institucional. Contemplado recentemente com recursos públicos por meio de emendas parlamentares, a instituição terá melhorias em sua estrutura. Também estão previstas mudanças na marca e no posicionamento, ampliando os atendimentos pelo SUS. Em relação ao verão, a equipe foi ampliada e treinada para dar todo suporte às necessidades que caracterizam a estação.

Hospital Santa Luzia / Foto: Brun Filmes – Emmanuel Denaui

Operação Verão

No período de dezembro a fevereiro, a população chega a quadriplicar no litoral. Para atender a essa demanda, a estrutura do Santa Luzia também se modifica, e há reforço no número de profissionais para oferecer a assistência adequada.  “Alguns profissionais são contratados especificamente para essa estação. Pediatria e Clínica Médica, áreas básicas de atendimento, são reforçadas, pois ocorrem mais casos de acidentes de trânsito, queimaduras por choque elétrico e afogamentos”, destaca a diretora técnica Dra. Patrícia Polanczyk de Oliveira. Ela esclarece que a classificação de risco, feita ao longo do ano, é mantida no verão. São priorizados os pacientes graves, embora atendimento qualificado e humanizado seja extensivo a todos. “Também há redução nas cirurgias eletivas durante o veraneio, para que o bloco cirúrgico esteja mais preparado para receber as urgências”, ressalta.

Melhorias com recursos públicos

Em outubro de 2019, o Hospital Santa Luzia foi beneficiado com o repasse de R$ 1.605.555,00, por meio de emendas parlamentares para a saúde pública no Rio Grande do Sul. A partir deste ano, com a conclusão do plano operativo, os investimentos começam a ser feitos em infraestrutura, serviços assistenciais e insumos. Ultrassonografias, ecografias, tomografias com contraste e ecografia dopler estão entre as ofertas ampliadas e criadas. Reforma de instalações elétricas e de telhados e da entrada de ambulâncias também fazem parte das melhorias, que devem ser implantadas até o final de 2020.

Nova marca e atenção ao SUS

Entre as prioridades institucionais para este ano, está a implantação da nova marca, alinhada ao manual de identidade visual da mantenedora, AESC, e o posicionamento voltado à saúde pública. Com isso, amplia-se a oferta de serviços voltados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e há a consequente redução dos leitos privativos. Essa decisão está embasada no propósito da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, de ampliar o acesso e cuidado aos que mais necessitam. Na nova identidade visual, as unidades vinculadas à saúde pública estão identificadas pela cor bordô. Além do Hospital Santa Luzia, essas estruturas são compostas pelo Hospital Santa Ana, em Porto Alegre; Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres; e pelos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), com quatro unidades em Porto Alegre.

Deixe uma resposta

Fechar Menu