Acolhimento e qualidade sempre moveram o trabalho de quem atende recém-nascidos no Hospital Santa Luzia, mantido pela Associação Educadora São Carlos (AESC) em Capão da Canoa. A recente chegada de um Ventilador Mecânico Neonatal, recebido do Hospital Mãe de Deus, também de gestão da AESC, em Porto Alegre, reforça isso, trazendo ainda mais segurança a alguns tipos de atendimentos que chegam pela emergência ou maternidade do hospital.

O aparelho é utilizado para suporte de oxigenação em recém-nascidos que, por alguma patologia, necessitam de suporte invasivo de oxigênio e precisem ser removidos para hospitais que sejam referência em cuidados de UTI Neonatal. Até a chegada dele, esse suporte era feito de forma manual, por meio de uma máscara valvular com bolsa operado por algum profissional da saúde.

“Com o novo equipamento, conseguimos colocar parâmetros de oxigenação conforme o peso do bebê, a quantidade de oxigênio exigida pela enfermidade, entre outras coisas. Por isso, esse tipo de atendimento ganha muito em segurança e tranquiliza muito a equipe”, explica Madline da Silveira Pinto.

Enfermeira da emergência no HSL, ela atuou no primeiro caso que precisou do equipamento, ainda no fim de 2021, quando um bebê com menos de 30 dias chegou ao hospital em disfunção respiratória. Enquanto aguardava remoção para o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, em Porto Alegre, o recém-nascido pôde ficar no suporte.

“Antes da chegada do ventilador, fazíamos de forma manual. Como depende de ação humana, o ritmo pode não ser sempre o mesmo e um profissional precisa ficar deslocado apenas para aquela função de operar a máscara. Com o ventilador mecânico, não ganhamos apenas em segurança, mas otimizamos também o uso da equipe”, afirma Madline, que ressalta que a maior parte das equipes já foi treinada para uso do equipamento.

Deixe uma resposta

Fechar Menu