Dentro do ForMigra, Programa de Formação e Capacitação em Mobilidade Humana e Deslocamentos Forçados promovido pelo Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), em Caxias do Sul, e cinco universidades, ocorre, na próxima segunda-feira (16), o curso Os Impactos do Deslocamento Forçado na Saúde Mental.

A atividade, em parceria e com certificado da Universidade de Caxias do Sul (UCS), é online e gratuita, e busca alcançar servidores públicos, funcionários e voluntários de organizações não governamentais que atuem diretamente no atendimento assistencial de imigrantes, assim como acadêmicos de Direito e da Saúde.

O encontro será das 15h às 17h30min, com inscrições até sexta-feira (13), em bit.ly/formigrasaudemental.  Os palestrantes são o psicólogo e supervisor do Legame, serviço de teleatendimento em saúde mental da Associação Educadora São Carlos (AESC), Eduardo Cristiano Althaus, e o psiquiatra Fernando Henrique de Lima Sá.

Os tópicos abordados serão aspectos gerais da saúde mental de migrantes e refugiados, dados epidemiológicos e pesquisa em saúde mental, processos migratórios e trauma, fatores de risco e proteção para sofrimento psíquico, competência cultural em profissionais da saúde, serviço de teleatendimento em saúde mental e singularidades da clínica psicológica com migrantes e refugiados

Anote aí:

Seminário Os Impactos do Deslocamento Forçado na Saúde Mental

Quando: segunda-feira (16), das 15h às 17h30min

Onde: Google Meet, em link a ser divulgado aos inscritos

Quanto: gratuito

Palestrantes: psicólogo e supervisor do Legame, serviço de teleatendimento em saúde mental da AESC, Eduardo Cristiano Althaus, mestre em Estudos Culturais em Educação e pós-graduando em Psicanálise, Clínica e Cultura, e psiquiatra Fernando Henrique de Lima Sá, mestrando em Psiquiatria e Ciências do Comportamento.

Inscrições: bit.ly/formigrasaudemental

Sobre o ForMigra

Em formato online e gratuito, o ForMigra é um Programa de Formação e Capacitação em Mobilidade Humana e Deslocamentos Forçados promovido pela Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, por meio do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), de Caxias do Sul, e cinco instituições de Ensino Superior (IES): Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Seu objetivo é aprofundar o tema da migração e do refúgio, ainda em mais evidência com a guerra na Ucrânia, considerada a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. O projeto de extensão, que tem alcance nacional, planeja oferecer, durante o ano, pelo menos 20 cursos, em diferentes tópicos, voltados a servidores públicos, funcionários ou voluntários de entidades assistenciais ou ONGs que atuem em prol de migrantes e refugiados, universitários que estudem os temas e demais interessados de todo o país.

Deixe uma resposta

Fechar Menu