Por Rosinha Martins – Imprensa Scalabriniana (São Paulo)

A edição especial da Exodus – Mobilidade Humana (3ª ed.) está no ar e apresenta uma série de artigos e reflexões que pautaram os debates realizados durante a Campanha Em Fuga, realizada em setembro de 2020, promovida pela a Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas da Província Maria, Mãe dos Migrantes, América do Sul e África.

A iniciativa destacou a situação dos deslocados internos que, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), somam 45,7 milhões em todo o mundo. No Brasil, conforme o Observatório da Agência Migrações/Instituto Igarapé, 7,7 milhões de brasileiros foram deslocados forçadamente por obras de desenvolvimento, violência, violação dos Direitos Humanos, crimes ambientais e desastres naturais.

 

Leia também: Campanha ‘Em fuga’ chama atenção para pessoas em deslocamento interno

 

Sensibilizando o olhar para a causa

Realizada na esteira da proposta do Papa Francisco para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado com lema “Como Jesus Cristo, obrigados a fugir”, a Campanha teve como objetivo sensibilizar o olhar, para melhor enxergar e aproximar das pessoas em situação de deslocamento interno no Brasil e no mundo. Da aproximação surge a acolhida, a proteção, a promoção e a alegria de contemplar a integração do outro na Casa Comum. Ato político, agir evangélico, portanto, um movimento redentor e salvador da alteridade.

 

O nosso desejo é que este conteúdo continue gerando ações concretas para favorecer a aproximação e a integração dos migrantes e refugiados. Afinal de contas, somos “todos irmãos e irmãs” nesta Casa Comum, como declara o Papa Francisco

Rosinha Martins – Imprensa Scalabriniana

Atendendo ao pedido de várias pessoas que acompanharam a Campanha, a revista Exodus reúne artigos inéditos que poderão servir como temas de estudos e aprofundamento em Rodas de Conversa, casas de formação, universidades e grupos afins. Entre as matérias encontram-se:

  • “Migrantes: os condenados da terra”, por Alfredo Gonçalves.
  • “Pensar o migrante outramente – da biopolítica inumana à ética da hospitalidade de outrem de autoria”, do Dr. Prof. Nilo Ribeiro.
  • “A resistência de nossa arte: o desafio de estar presente”, pelo ator e diretor de teatro, Epaminondas Reis e o dramaturgo, Francisco Falabella Rocha.
  • “Come Gesù Cristo, costretti a fuggire: la campagna comunicativa sulli sfolatti interni”, de Lidia Magni, da Seção Migrantes e Refugiados do Vaticano.
  • Além desses textos, há depoimentos de artistas como Ana Cecília Costa e Mouhamed Harfouch, e dois artigos superinteressantes de Gabriel e Bruna, alunos da Rede de Educação Scalabriniana, entre outros.

O nosso desejo é que este conteúdo continue gerando ações concretas para favorecer a aproximação e a integração dos migrantes e refugiados. Afinal de contas, somos “todos irmãos e irmãs” nesta Casa Comum, como declara o Papa Francisco. Um agradecimento todo especial a cada um e cada uma que se esforçou para que a Campanha “Em Fuga” e esta Edição acontecesse.

Acesse aqui:

Deixe uma resposta

Fechar Menu