O Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), das Irmãs Scalabrinianas, recebeu, no dia 7 de dezembro, a insígnia da Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco durante evento no Palácio do Itamaraty, em Brasília, DF. A condecoração, a maior conferida pelo Estado brasileiro, foi concedida pelo Conselho da Ordem de Rio Branco e entregue pelo vice-presidente da República.

A Diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), Ir. Rosita Milesi, ao receber a comunicação de que o Instituto foi agraciado com a especial homenagem da insígnia de Rio Branco, manifestou sua alegria com esse reconhecimento:


“Expressamos nossa gratidão pela homenagem que o Governo brasileiro manifesta em reconhecimento pelos serviços e méritos do IMDH na atuação junto aos migrantes e refugiados, na promoção e defesa de seus direitos e em sua integração no País. A insígnia da Ordem de Rio Branco, que hoje é entregue pelo vice-presidente da República ao Instituto Migrações e Direitos Humanos, é antes de tudo uma homenagem aos próprios migrantes e refugiados por sua esperança e valentia no caminho em busca de vida, segurança e paz. É igualmente, uma homenagem a todas as pessoas que integram a família do IMDH – colaboradores, voluntários, instituições públicas e da sociedade civil, pessoas de boa vontade – que ajudaram a construir a história do Instituto. É, também, um reconhecimento à Congregação das Irmãs Scalabrinianas, incentivo e apoio para que suas unidades e serviços sejam presença acolhedora e eficaz onde o apelo dos migrantes e refugiados se torna um clamor humanitário. Apraz-me reportar aqui as palavras de uma colaboradora na missão do IMDH: ‘Esse momento reporta-me a São João Batista Scalabrini que através de seus missionários e missionárias mantém vivo o amor aos imigrantes e refugiados e sua voz continua a ressoar: “Levai onde quer que esteja um migrante o conforto da fé e o sorriso de sua pátria. Devemos sair do templo, se quisermos exercer uma ação salutar dentro do templo”. Parabéns Ir. Rosita extensivo a todos os amigos e amigas do IMDH! E colocando-me ao lado dos que recebem esse amor, com eles digo também OBRIGADA’. Concluo com a mais profunda prece de ação de graças a Deus pelas bênçãos com que o IMDH foi sempre agraciado em seu caminhar junto aos migrantes e refugiados.”

 

Ordem de Rio Branco

 A Ordem de Rio Branco é uma condecoração concedida pelo Governo do Brasil com o objetivo de estimular ações e feitos digno de honrosa menção, ao passo que distingue serviços meritórios e virtudes cívicas.

 

O IMDH

O Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), vinculado à Fundação Scalabriniana, foi fundado em 1999 com a finalidade específica de atender, apoiar e atuar na integração de migrantes e refugiados, marcando presença e fazendo caminho com eles e elas. Esta missão, herança de São João Batista Scalabrini, norteou integralmente o agir do IMDH, ao longo dos 23 anos de existência.


Conteúdo produzido por Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual da Província Maria Mãe dos Migrantes (PMMM).

Deixe uma resposta

Fechar Menu