Entre os dias 16 e 25 de janeiro, no Instituto São Carlos, em Caxias do Sul, a Associação Educadora São Carlos (AESC) recebeu a X Assembleia Geral da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas. Em 2023, a ação teve com o tema “Revitalização da vida consagrada scalabriniana em chave carismática, ecológica e sinodal” e como lema “deixa entrar em ti as riquezas nas nações (Isaias 60,11).

Participaram do evento mais de 43 irmãs vindas de 15 países: África do Sul, Argentina, Brasil, Canadá, Equador, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, Honduras, Índia, Indonésia, Itália, México, Moçambique e República Dominicana. A edição anterior ocorreu em Chicago, nos Estados Unidos.

O encontro ocorre de seis em seis anos, cada vez em um local diferente onde estão situadas as missões da Congregação. A reunião busca avaliar e projetar os próximos anos de atuação, além de abrir um espaço de troca de experiências e culturas. Nesse ano, especialmente, trouxe a oportunidade de as irmãs conhecerem de perto o trabalho desenvolvido pela AESC aqui no Rio Grande do Sul.

Esse é um momento para reflexão, discernimento e atenção aos sinais de Deus na partilha de experiências pastorais, bem como revitalização da vida consagrada missionária scalabriniana, contribuindo assim, para refletir e projetar processos importantes para a Congregação. Dessa forma, é possível retomar o passado, olhar o presente e projetar o futuro.