Bem-Aventurado João Batista Scalabrini, fundador da Congregação

O Vaticano anunciou, em 21 de maio, que João Batista Scalabrini, fundador da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, será venerado como santo pela Igreja. A data da cerimônia de canonização deve ser definida em breve, e ocorrerá com a dispensa da prática do reconhecimento do segundo milagre.

O decreto foi realizado pelo Papa Francisco no dia 17 de maio, após acolher a opinião dos cardeais e bispos, membros do Dicastério, que estavam reunidos em assembleia na última terça-feira. Após a decisão, o Santo Padre deve convocar o Consistório, para definir a data de canonização de Scalabrini.

Em mensagem dirigida aos Missionários de São Carlos, Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas e Missionárias Seculares Scalabrinianas, os superiores gerais, Padre Leonir Chiarello, a Irmã Neusa de Fátima Mariano e a Responsável Geral, Regina Widmann, agradeceram ao Papa “por nosso fundador ser reconhecido como um modelo a ser seguido.”

No texto, os superiores exaltam a necessidade de manter ainda mais vivo o carisma transmitido por Scalabrini e a se dedicar ao “serviço da fraternidade, onde as pessoas não são expulsas pela violência e pela guerra”, mas apreciadas e valorizadas em sua diversidade.

Padroeiro dos migrantes

Mesmo antes de sua canonização, o Bem-aventurado Scalabrini, beatificado pelo Papa João Paulo II em 1997, já é conhecido como o padroeiro dos migrantes. Ao ver a situação de centenas de conterrâneos italianos emigrando para as Américas, Scalabrini funda, inicialmente, os Missionários de São Carlos (1887), para dar assistência e servir aos migrantes. Em 1895, nascem as Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, para complementar a missão junto aos padres scalabrinianos. Dessa missão, surgem diversos frutos, que são colhidos hoje nas obras Scalabrinianas pelo mundo.

Entre as obras, está a Associação Educadora São Carlos (AESC), personalidade jurídica no Rio Grande do Sul, com sede em Caxias do Sul, que viabiliza a atuação das Irmãs Scalabrinianas nos campos da Saúde, Educação e Responsabilidade Social. A AESC é uma das mantenedoras existentes no Brasil, estando vinculada à Província Maria Mãe dos Migrantes, com sede em São Paulo (SP). Esta, por sua vez, responde ao Governo Geral, em Roma.

Texto elaborado com informações do site scalabrinianas.org.br (Província Maria Mãe dos Migrantes) e Vatican News.

Deixe uma resposta

Fechar Menu