O Legame – Teleatendimento em Saúde Mental da AESC, promove na terça-feira, 28 do setembro, encontros online, de caráter multiprofissional, com o tema “Setembro Amarelo: a escuta no cuidado”. A ação integrativa terá representação de todas as unidades de saúde – hospitais e CAPS AD, e tem como objetivo intensificar a saúde mental a partir da valorização da escuta como forma de prevenção ao sofrimento psíquico e ao suicídio, potencializados pela pandemia da Covid-19.

Os eventos são abertos a todas as equipes da AESC e terão transmissão, via Workplace, no grupo SomosAESC, em dois horários: às 11h e às 16h. Nas duas oportunidades, a duração será de 50 minutos. A mesa de diálogos e partilha de experiências será composta desta forma:

28/09 (manhã), às 11h

Profissionais convidados:

Maíne Alves Prates – psicóloga no CAPS AD III NHNI (Noroeste, Humaitá, Navegantes e Ilhas) Fernando Coelho Dias – terapeuta ocupacional no CAPS AD IV Centro Céu Aberto
Barbara Calil Lacerda – psicóloga clínica no Hospital Santa Ana
Clariana Casagrande – coordenadora do CAPS AD III Sul-Centro Sul
Fernanda Lacerda – psicóloga Clínica no Hospital Santa Luzia 

Mediadores:
Eduardo Althaus – supervisor psicólogo do Legame
Danara Dall Agnol – coordenadora do CAPS AD III NHNI

28/09 (tarde), às 16h

Profissionais convidados:

Felipe da Silveira Lins – médico psiquiatra no CAPS AD III Partenon-Lomba do Pinheiro
Juliana de Bittencourt – psicóloga no CAPS AD III Sul-Centro Sul
Matheus Camboim – supervisor psicólogo do Hospital Mãe de Deus
Pamela Monique Campos – enfermeira no CAPS AD III NHNI
Kaciely Jacino – coordenadora no CAPS AD IV Centro Céu Aberto

Mediadoras:
Alessandra Matzenauer – psicóloga Clínica do Legame
Thais Bennemann – coordenadora do CAPS AD III Partenon-Lomba do Pinheiro

Sobre o Setembro Amarelo

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente o Setembro Amarelo®. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Para mais informações, acesse: https://www.setembroamarelo.com/

Deixe uma resposta

Fechar Menu