Mutirão será oportunidade para pessoas migrantes e refugiadas que vivem na Serra Gaúcha regularizarem sua situação no Brasil e acessarem serviços públicos essenciais / Foto: unseennetwork, por Pixabay

Em razão da pandemia de covid-19, medidas sanitárias precisaram ser adotadas para proteger a população, como a restrição na prestação de alguns serviços. Sofreram muitos imigrantes e refugiados que tiveram sua regularização migratória adiada. Com uma alta demanda reprimida, o Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), a Polícia Federal e a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social, em Caxias do Sul, promovem um mutirão de regularização migratória entre os dias 6 e 10 de junho.

O objetivo é regularizar os documentos de pelo menos mil pessoas que estejam em fila de espera para isso, nos cinco dias do evento – a regularização migratória costuma ser feita na Polícia Federal, por meio de agendamento. Esses imigrantes e refugiados têm sido contatados pelo CAM, da Associação Educadora São Carlos (AESC), e pelo Centro de Informações ao Imigrante (CIAI), da prefeitura, para agendar o atendimento e receber orientações sobre o que é preciso apresentar. Segundo Geraldine Ruffato, assistente social do CAM, algumas pessoas aguardam desde março de 2021.

“A regularização migratória é um direito garantido aos imigrantes no Brasil, de ter sua documentação e sua cidadania. É muito importante que isso possa ser garantido o mais rápido possível em sua chegada ao país, pois estar sem os documentos em dia os deixa ainda mais vulneráveis e expostos, seja à informalidade de trabalho, no acesso aos serviços públicos e também ao estigma da ilegalidade”, diz Geraldine. 

Nos dias de mutirão, que será realizado das 8h às 18h, na prefeitura de Caxias do Sul, haverá também um espaço de recreação e socialização para as famílias migrantes, que será disponibilizado por meio Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, assim como algumas ações de prevenção à saúde. O CAM e o CIAI devem oferecer lanches para os migrantes que comparecerem ao mutirão.

ANOTE AÍ:

  • Mutirão de Regularização Migratória 
  • Quando: de 6 a 10 de junho, das 8h às 18h
  • Onde: Prefeitura de Caxias do Sul (Rua Alfredo Chaves, 1.333)
  • Quem: migrantes e refugiados que receberam contato do CAM e da prefeitura e foram agendados para o atendimento
  • Contato: em caso de dúvidas, é possível ligar para (54) 3027-3360 ou (54) 3218-6000.

Deixe uma resposta

Fechar Menu