“O curso contribuiu para o aprendizado dos procedimentos de regulamentação e atendimento aos migrantes, conhecimento à nova lei de Migração e, também, para desmentir mitos migratórios.

Há 5 anos trabalho voluntariamente para a comunidade migrante da cidade de Juiz de Fora. Já conhecia os processos, os sites. Na capacitação do ForMigra, o mais importante foi desmentir mitos como, por exemplo, “para ser nacionalizado precisa ter dois anos de residência temporária mais 3 de permanente”.

Tenho amplo conhecimento em questões migratórias e direitos humanos. Fiz parte do primeiro grupo da interiorização dos venezuelanos, abri os olhares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para a população migrante. Ajudei a implantar a Cátedra Sergio Viera de Mello, após meu ingresso na UFJF, e estou no Comitê de elaboração de políticas públicas para migrantes, refugiados, apátridas e retornados de Juiz de fora. Ganhei um pleito para ser representante da comunidade migrante na cidade.”

 

Alberto Farias Navarro, 26 anos, é natural da Venezuela e estudante universitário, em Juiz de Fora (MG). Participou do curso Regularização Migratória via laboral e operacionalização via sistema MigranteWeb, promovido pelo ForMigra, no primeiro semestre de 2022.

Deixe uma resposta

Fechar Menu