Fernando Barreto juntamente com colaboradores e corpo médico do
Hospital discutem alinhamento estratégico para os próximos 5 anos | Foto: Brun Filmes/Emmanuel Denaui |

Fernando Barreto, superintendente geral da AESC, mantenedora do Hospital Mãe de Deus, concedeu entrevista ao portal Setor Saúde. Nas respostas, analisa o período de 2019, quando o HMD completou 40 anos e lançou seu plano de expansão, e traça as prioridades e desafios para os próximos anos, como o forte vínculo com o corpo clínico, a ampliação do acesso aos serviços do Hospital a todos que possam usufruir e o investimento na formação e capacitação de equipes, entre outros. Confira o conteúdo completo.

Como avalia o ano de 2019, tanto internamente na instituição como em ações de relacionamento com o mercado? Quais as principais conquistas?

O ano de 2019 foi de muitos desafios. Primeiro, pela situação econômica, que indicava uma expectativa de grande crescimento que não aconteceu, e que gerou frustração, tanto para empresas e seus parceiros, como para todos os colaboradores. Agora, no final do ano, os índices econômicos indicam melhoras, o que nos deixa com expectativas muito positivas para 2020. O segundo desafio está no próprio setor de saúde, que vem se transformando nos últimos anos, buscando ampliar o acesso a um número cada vez maior de beneficiários, o que impõe uma pressão muito grande sobre os prestadores de serviços, que é o nosso caso, para que reduzam custos, se mantenham competitivos e eficientes, sem perder a qualidade assistencial. Durante todo ano, nos focamos em reorientar as relações de comércio com todas as operadoras de planos de saúde, pois se a economia está em crise, precisamos rever o pacto de negócio que temos. Demos continuidade a uma estratégia que foi lançada há três anos, sem mudar o foco de atuação e as plataformas de serviço.

Temos dois vetores estratégicos que perseguimos incansavelmente e que melhoramos consideravelmente em 2019: a melhoria na qualidade e na segurança dos nossos pacientes e a eficiência nos custos de servir. Esta percepção de melhoria às vezes não salta aos olhos do grande público ou das operadoras, pois ela ocorre nos bastidores da nossa atividade. Mas quando olhamos para os indicadores que acompanhamos, o salto é significativo. Melhoramos os processos de medição da qualidade, sempre na captura do próximo estágio, fomos mais econômicos, mas eficientes, fizemos um melhor uso da capacidade instalada. Em 2019 fomos certificados novamente pela JCI – Joint Commission Internacional, a mais importante instituição mundial quando o assunto é qualidade e segurança assistencial. Também neste ano, fomos inspecionados e recebemos grau de acreditação máxima – Nível III pela ONA – Organização Nacional de Acreditação. Somos o único hospital do sul do Brasil com estas credenciais.  As certificações decorreram de todo um trabalho prévio da equipe do Mãe de Deus, por isso as conquistas das certificações foram mais tranquilas este ano, em função dos processos mais sólidos que estabelecemos. Hoje, nós usamos as certificações como um guia de melhoria contínua e para nós isso é uma conquista.

Este também foi o ano do nosso quadragésimo aniversário, um ano de comemoração. Pudemos resgatar coisas importantes que não avançaram tão rápido durante o processo de transformação institucional. Particularmente, com relação ao Corpo Clínico, reafirmamos uma parceria histórica, no sentido de conquistarmos o mercado de maneira conjunta, com um único propósito. Deixamos claro o que está por trás da nossa marca, o que caracteriza a nossa instituição, que é ser Especializado em Resolver, de maneira ágil e precisa. E este reposicionamento de marca e da própria instituição perante o mercado é definitivo. Tem que ser a forma como somos e seremos reconhecidos.

Quais os desafios prioritários a serem enfrentados em 2020 pela instituição?

O principal desafio é não perdermos o foco no que fazemos em assistência hospitalar e, constantemente, observarmos os movimentos do mercado e seus possíveis impactos sobre nós. Hoje, temos um posicionamento estratégico que é claro, que faz sentido, e que nos capacita a atuar em um mercado em transformação. Fizemos uma escolha, que foi compartilhada com todos e o desafio agora é manter este posicionamento vivo, através da implantação de um conjunto de ações de impacto. Finalizamos o plano estratégico para o período de 2020 a 2025, com seis grandes prioridades:

  1. Fortalecer e potencializar o nosso vínculo com o Corpo Clínico de forma que isso reflita na nossa oferta;
  2. Garantir a manutenção e a melhoria constante da qualidade, da segurança e da experiência do paciente e de seu médico assistente em nossa instituição;
  3. Ter a capacidade e a coragem de inovar nas relações com operadoras, de fazer produtos novos, de formar parcerias;
  4. Ampliar o acesso criando modelos de relacionamento com o mercado que permitam que nossa qualidade assistencial seja acessível por quem efetivamente precisa;
  5. Dar ênfase na formação e na capacitação dos nossos colaboradores, não só das lideranças, mas principalmente de quem faz a entrega final daquilo que a instituição se propõe. Hoje, temos um time de altíssimo desempenho porque acreditamos e investimos nas nossas pessoas, em gente;
  6. Para efetivar as grandes ações que estão no nosso plano estratégico, trabalharemos a gestão da mudança com planos de ação para cada um dos nossos objetivos.

Há investimentos previstos em alguma (s) área (s) específicas (como, por exemplo: programas de melhoria de gestão/processos; contratações; adoção de novas tecnologias; estruturas; aprimoramento no relacionamento com o mercado; inaugurações)?

Investimos todos esses temas de maneira recorrente. Nos últimos cinco anos, investimos quase R$ 200 milhões prioritariamente na qualidade assistencial e na ampliação do acesso. Os grandes investimentos sempre foram associados ao nosso posicionamento estratégico. Investimos fortemente em renovação e modernização do parque tecnológico, na nossa infraestrutura, na experiência do paciente, na telemedicina para suportar as parcerias, na gestão das coisas com o uso do BI, e muito na capacitação da nossa gente. No plano institucional, criamos um CSC – Centro de Serviços Compartilhados que atende a toda organização, com ferramenta de gestão de demanda totalmente automatizada. Estamos finalizando a automação de todo o processo de faturamento do Hospital Mãe de Deus. Mas com certeza, o principal investimento para os próximos anos será no nosso Plano Diretor de revitalização estrutural do hospital, um projeto muito significativo e que gira em torno de R$ 170 milhões. Este projeto irá transformar nosso modelo hospitalar físico em uma instituição mais alinhada à demanda futura. É um projeto que contempla tudo o que imaginamos que um hospital no futuro vai precisar, uma roupa nova para uma oferta de serviço que foi toda retrabalhada nos últimos anos.

Estamos considerando também fazer investimentos em projetos de Health Tech, soluções de tecnologias especializadas para área da saúde, que melhorem a qualidade ou reduzam o custo dos nossos serviços. Não vamos ter tecnologia apenas por ter, queremos fazer investimentos certeiros e que façam sentido e tragam retorno para nossos pacientes, médicos e colaboradores. Vamos ampliar os investimentos também na experiência do paciente, para que ele tenha uma jornada mais assertiva e positivamente marcante em nosso hospital, desde o contato inicial com o nosso site, com os serviços do nosso call center, com o agendamento eletrônico, tudo para tornar a interação dos pacientes e do seu médico assistente com a instituição mais simples e rápida, como o mundo atual exige. 

As tecnologias estão evoluindo e ganhando cada vez mais importância no setor da saúde. Inteligência Artificial, medicina personalizada, telemedicina, cirurgia robótica, Big Data, Internet das Coisas e impressões em 3D são alguns dos exemplos desse avanço da tecnologia no setor. Como a instituição observa esse movimento e quais os avanços tecnológicos mais chamam a atenção do senhor?

Olhamos para todos estes movimentos com uma perspectiva muito positiva, e inclusive já adotamos algumas soluções que envolvem inteligência artificial em nossos serviços. Mas temos um desafio a ser observado: toda vez que incorporamos uma tecnologia nova ela traz consigo não só custos de aquisição e de manutenção, mas às vezes custos muitos elevados de adesão. Acredito que precisamos ter um olhar cauteloso na adoção de novas tecnologias, de forma a garantir que elas representem criação de valor de fato, e assim termos operadoras e empresas atuando como viabilizadores de novas tecnologias.

A telemedicina é uma prática que chama muito a nossa atenção, está nos nossos planos, está em implantação em algumas áreas de ponta, como oncologia, pois tem um impacto qualitativo para os pacientes. Recentemente, desenvolvemos uma parceria com o AC Camargo que utiliza telemedicina médico-médico para a troca de experiências entre grupos de discussão de casos. São Tumor Boards com um nível de discussão impressionante. Para mim, isso é utilizar a tecnologia para enriquecer a entrega.

Quanto a robótica, considero que estamos acelerando a curva de aprendizagem muito rapidamente: o custo ainda é elevado para as operadoras, a demanda é crescente, e os médicos estão se capacitando na nova tecnologia. Nossa parceria com o AC Camargo, que realiza cirurgias robóticas com mais frequência e há mais tempo que nós, permitirá que estendamos esta oferta onde houver demanda, e também que nossos profissionais médicos possam interagir e trabalhar com quem tem uma vasta experiência no uso dessa tecnologia. Para nós, a aceleração através de parcerias com instituições que sejam pioneiras no uso de novas tecnologias elimina muitos dos riscos apontados anteriormente. Talvez o nosso papel como hospital do futuro seja o de atuar como integrador de processos inovadores, e não obrigatoriamente como proprietários da inovação, aumentando assim as taxas de sucesso, a rapidez de adesão e reduzindo os custos.

Um dos temas mais debatidos no mercado da saúde brasileiro é a adoção de novos modelos de remuneração e a criação de redes. Qualidade e redução de custos são tópicos fundamentais neste cenário. Como o senhor observa essas tendências e quais caminhos acredita que o setor da saúde deverá seguir nos próximos anos?

O mercado já tem e continuará tendo modelos concorrentes que variam dependendo das instituições, da escala de negócios e do perfil do mercado. De um lado, existirão as organizações verticalizadas com modelo próprio de remuneração pelo serviço e focadas em servir segmentos de mercado que buscam uma oferta mais econômica e por vezes um pouco mais restrita. De outro lado, continuaremos a ver modelos integrados de oferta, que podem optar por uma remuneração ainda tradicional, como o fee for service, que paga pelo uso do recurso, orientados a segmentos de mercado que valorizam maior liberdade de escolha, onde a variável custo do serviço, apesar de relevante, não é a mais importante.

Acredito que o setor ainda vai inovar muito, com modelos distintos de remuneração. Por exemplo: modelos que variam conforme a demanda, mais restrito para situações do cotidiano e mais flexível para situações incomuns. Modelos de compartilhamento de risco, de remuneração por desempenho assistencial, de ACO – Accountable Care Organizations, e outros devem coexistir no nosso futuro não tão distante. Estes modelos devem competir, em diferentes contextos, sem que algum prevaleça no curto prazo. O que estamos fazendo enquanto organização é nos prepararmos para conseguir lidar com todos eles. Uma das competências que temos como hospital é podermos nos adaptar ao melhor formato de relacionamento que nós – hospital e operadora – acreditamos seja o mais adequado, seja ele uma seguradora, um plano de saúde, uma autogestão. Cada um deles têm um conjunto de necessidades diferentes. Precisamos encontrar modelos que sejam sustentáveis e que façam com que as instituições também permaneçam sustentáveis.

Gostaria de expor uma mensagem para os seus colaboradores?

Eu sou muito otimista e acredito que temos todas as condições de vencer o desafio de desenvolvimento institucional e de crescimento da atividade. Honestamente, acredito que 2020 vai ser um ano excelente, e nós vamos trabalhar muito para que isso se reflita na nossa atividade. Temos um time de líderes, colaboradores, médicos, técnicos e parceiros de nível elevadíssimo, muito motivado e ciente do que acontece conosco e ao nosso redor. Vamos colher frutos do belo trabalho que fizemos em 2019, com o protagonismo da toda nossa equipe, e tenho certeza que os desafios serão superados e que conquistaremos tudo o que propusemos no nosso planejamento estratégico para os próximos anos.

Eu acredito muito no time do Mãe de Deus, que foi responsável pela consolidação de um modelo assistencial de qualidade, transparente e de propósitos claros: ser um hospital eficiente, seguro e acessível. Em 2019, nos reposicionamos e afirmamos que somos especializados em resolver. Em 2020, desejo que esse propósito de resolver esteja presente em 100% do que fizermos.

A entrevista publicada no portal Setor Saúde pode ser acessada neste link.

Este post tem 55 comentários

  1. After looking at a few of the blog articles on your website, I seriously like your way of blogging.
    I book-marked it to my bookmark site list and will be checking back in the near future.
    Take a look at my web site as well and tell me how you feel.
    asmr 0mniartist

  2. Thank you for some other magnificent post. The place else could anyone get that type of
    info in such an ideal means of writing? I’ve a presentation subsequent week, and I’m at the look
    for such information. asmr 0mniartist

  3. Howdy! This post could not be written any better!
    Reading through this post reminds me of my previous roommate!
    He always kept preaching about this. I’ll forward this post to him.
    Fairly certain he’ll have a good read. Thank you for sharing!
    asmr 0mniartist

  4. Hi there! Quick question that’s completely off topic.
    Do you know how to make your site mobile friendly? My site looks weird when browsing
    from my iphone4. I’m trying to find a theme or plugin that might be
    able to resolve this issue. If you have any recommendations, please share.
    Thank you!

  5. If some one needs to be updated with most up-to-date
    technologies therefore he must be go to see this website and be up to date all the time.

  6. Hello! Do you use Twitter? I’d like to follow you if that would be ok.
    I’m absolutely enjoying your blog and look forward to new updates.

  7. What i do not understood is in truth how you are no
    longer actually much more smartly-favored than you may be right now.

    You’re very intelligent. You know thus significantly in the case of this
    matter, made me personally imagine it from numerous numerous angles.
    Its like women and men don’t seem to be involved except it’s one thing to accomplish with
    Lady gaga! Your individual stuffs nice. Always
    handle it up!

  8. Hi, Neat post. There’s a problem along with your site in web explorer, could test this?

    IE nonetheless is the market chief and a huge section of other
    folks will leave out your great writing due to this problem.

  9. You could definitely see your expertise within the work you write.

    The arena hopes for even more passionate writers like you who aren’t afraid to say how they believe.
    All the time follow your heart.

  10. scoliosis
    I am sure this piece of writing has touched all the internet people, its really
    really fastidious piece of writing on building up new blog.
    scoliosis

  11. scoliosis
    I have learn some just right stuff here. Definitely
    price bookmarking for revisiting. I surprise how much
    effort you set to make this kind of magnificent informative web site.
    scoliosis

  12. Good post. I will be facing a few of these issues as well..

  13. I have been surfing online more than 3 hours today, yet I never
    found any interesting article like yours. It is pretty worth enough for me.
    In my opinion, if all web owners and bloggers made
    good content as you did, the internet will be much more useful than ever before.

    Feel free to visit my page live22 ios

  14. I am really impressed with your writing skills and also with the layout on your blog.

    Is this a paid theme or did you modify it yourself?
    Either way keep up the excellent quality writing, it’s rare to see
    a great blog like this one nowadays.

  15. Admiring the hard work you put into your website and in depth
    information you offer. It’s great to come across a blog every once in a
    while that isn’t the same outdated rehashed material.

    Fantastic read! I’ve bookmarked your site and I’m including your
    RSS feeds to my Google account.

  16. I have learn several just right stuff here. Definitely price bookmarking for revisiting.
    I surprise how a lot effort you put to make this sort of wonderful informative site.

    Also visit my web page :: playboy2 Vip

  17. When I originally commented I clicked the “Notify me when new comments are added”
    checkbox and now each time a comment is added
    I get four emails with the same comment. Is there any way you
    can remove people from that service? Bless you!

    my webpage: gema sky777 – https://918kiss-m.com/,

  18. I don’t know if it’s just me or if perhaps everyone else encountering problems with your site.
    It appears as though some of the written text on your posts
    are running off the screen. Can somebody
    else please provide feedback and let me know if this is happening to them as well?
    This could be a issue with my internet browser because I’ve had this happen previously.

    Kudos

    Also visit my web-site; free download game club suncity

  19. Hi there I am so glad I found your web site, I really found you by error, while I was browsing on Google for something else, Anyhow I am here now and would just like to say kudos
    for a fantastic post and a all round entertaining blog (I also love
    the theme/design), I don’t have time to read through it all at the minute but I have bookmarked it and
    also added in your RSS feeds, so when I have time I will be
    back to read more, Please do keep up the excellent
    work.

    Also visit my blog post; Joker123 apk

  20. What’s up everybody, here every one is sharing
    such experience, thus it’s pleasant to read this weblog, and I used to pay a quick visit this blog every day.

    Also visit my page; greatwall99 pc (Novella)

  21. Appreciating the dedication you put into your site and detailed information you offer.
    It’s nice to come across a blog every once in a while that isn’t the same unwanted rehashed information. Excellent
    read! I’ve bookmarked your site and I’m including your RSS
    feeds to my Google account.

    My homepage – download game 918kaya

  22. I have been surfing online more than three hours lately,
    but I never discovered any fascinating article like yours.
    It is pretty value sufficient for me. In my opinion, if all webmasters and bloggers made
    good content material as you probably did, the web shall be much more helpful than ever before.

  23. Hi there! Do you know if they make any plugins to protect against hackers?
    I’m kinda paranoid about losing everything I’ve worked hard on. Any recommendations?

  24. Currently it sounds like Movable Type is the preferred blogging
    platform out there right now. (from what I’ve read) Is that what you are using on your blog?

  25. I’ve been exploring for a bit for any high quality articles or blog posts
    on this kind of house . Exploring in Yahoo I at last stumbled
    upon this web site. Reading this information So i am glad to convey that I’ve a
    very good uncanny feeling I came upon just what
    I needed. I most definitely will make sure to don’t overlook this website and give it a glance regularly.

    Here is my site: mpc-install.com

  26. I got what you intend,bookmarked, very nice web site.

    Feel free to surf to my webpage – Brandie

  27. Aw, this was an incredibly good post. Taking the time and actual effort to produce a
    really good article… but what can I say… I hesitate a whole lot and
    don’t seem to get nearly anything done.

    My webpage … chengdian.cc

  28. I wish to point out my love for your generosity for those people who have the need for help
    on this important concern. Your special dedication to
    passing the message all through had become amazingly advantageous and has always empowered guys
    like me to realize their pursuits. Your personal useful guideline can mean this much a
    person like me and additionally to my colleagues.
    Best wishes; from each one of us.

    my homepage – http://www.cruzenews.com

  29. In fact when someone doesn’t know then its up to other people that they will help,
    so here it occurs.

    my homepage; kebe.top

  30. Thiis is a good tіp especially to those new to the blogosphere.

    Brief but very accurate information… Thank you foor sharіng
    this one. A must read article!

    Feel free to visit my site :: materi pelatihan

  31. I read this article completely concerning the comparison of most up-to-date and earlier technologies, it’s awesome article.

    Check out my web site :: Marko

  32. Wow, awesome weblog format! How lengthy have you ever been blogging for?
    you make blogging glance easy. The full glance of your website is excellent, as neatly as the content![X-N-E-W-L-I-N-S-P-I-N-X]I
    just could not depart your web site before suggesting that
    I really enjoyed the usual information an individual
    supply in your guests? Is gonna be back continuously
    in order to inspect new posts.

    Feel free to surf to my web blog :: https://mybbplugins.com/member.php?action=profile&uid=273329

  33. I was curious if you ever thought of changing the structure of your blog?
    Its very well written; I love what youve got to say.
    But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with it better.

    Youve got an awful lot of text for only having one or 2 pictures.
    Maybe you could space it out better?

    Here is my web blog – foroagua.com

  34. These are in fact wonderful ideas in concerning blogging.
    You have touched some good points here. Any way keep up wrinting.

    Also visit my web site :: kebe.top

  35. Hey! This is kind of off topic but I need some guidance from
    an established blog. Is it hard to set up your own blog?
    I’m not very techincal but I can figure things out pretty quick.

    I’m thinking about setting up my own but I’m not sure where
    to begin. Do you have any tips or suggestions? Many thanks

    Feel free to surf to my web blog :: bbs.yunweishidai.com

  36. No matter if some one searches for his necessary thing, therefore he/she wishes to be
    available that in detail, therefore that thing is maintained over here.

    Also visit my web-site – yunke029.com

  37. I was suggested this blog by my cousin. I’m not sure whether this post is written by him as no one else know such detailed about my problem.
    You are incredible! Thanks!

    my web-site … kebe.top

  38. I enjoy reading through and I believe this
    website got some truly utilitarian stuff on it!

    Also visit my page kebe.top

  39. Hey! This is my first visit to your blog! We are a group of
    volunteers and starting a new project in a community in the same niche.
    Your blog provided us valuable information to work on. You have done a extraordinary job!

    my web-site; taldykurgan.com

  40. Whats up very nice site!! Guy .. Excellent .. Wonderful ..
    I will bookmark your website and take the feeds also?
    I’m glad to find so many useful information here within the submit, we need develop extra strategies in this regard, thanks for
    sharing. . . . . .

  41. I haven’t checked in here for a while because
    I thought it was getting boring, but the last several
    posts are good quality so I guess I’ll add you back to my daily bloglist.

    You deserve it my friend 🙂

    Here is my homepage … grazebo.com

Deixe uma resposta

Fechar Menu