A Associação Educadora São Carlos – AESC repudia veementemente qualquer forma de declaração, seja ela racista, xenofóbica, sexista ou qualquer outra forma de desrespeito aos direitos humanos. Acreditamos, na AESC, que todos os seres humanos devem ser tratados com respeito e dignidade, independentemente de sua cor, raça, etnia, gênero ou orientação sexual.

Reconhecemos que a diversidade e a pluralidade são a riqueza da humanidade, e que o mundo tem espaço para todos. Não podemos admitir que a intolerância e o preconceito nos dividam e nos impeçam de construir uma sociedade mais justa e igualitária. Devemos respeitar a diversidade e trabalhar juntos para promover a inclusão e a igualdade.

Como nos ensinou São João Batista Scalabrini, fundador da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, educar é tirar os sapatos quando encontramos outra cultura. Caso contrário, corremos o risco de pisotear um sonho maior que o nosso e de esquecermos que Deus passou por aqueles lugares bem antes de chegarmos. Essa é uma lição valiosa de que devemos lembrar sempre que nos depararmos com pessoas de diferentes origens e culturas. Devemos estar abertos a aprender com elas e compartilhar nossas próprias experiências de vida, de forma a nos enriquecermos mutuamente.

Consideramos inadmissível, em um país de dimensões continentais como o Brasil, qualquer tentativa de justificar violações da ordem jurídica desfigurando perfis étnicos, transformando-os retoricamente em arquétipos caricatos, preconceituosos e ofensivos a culturas que, juntas, enriquecem nosso país. Sendo a Lei fundamental para a manutenção da ordem social fraterna, cumpre a cada cidadão e entidade zelar por seu cumprimento, em especial junto àqueles que, pela forma representativa de democracia vigente, exigir igual correção junto aos Poderes.

É nesse ímpeto de fraternidade que reafirmamos, sustentados nos 127 anos de missão da Congregação, que traz em seu carisma o acolhimento, a proteção, promoção e a integração das pessoas migrantes e refugiadas, nosso compromisso com a igualdade e a diversidade. Convidamos a todos para que se unam a nós na defesa dos direitos humanos contra toda a forma de discriminação. Juntos, podemos construir um mundo mais justo e inclusivo, onde todos tenham direito a uma vida digna e respeitosa.

Caxias do Sul, 2 de março de 2023.

Associação Educadora São Carlos (AESC)
Centro de Atendimento ao Migrante (CAM)

Deixe uma resposta

Fechar Menu