Repasse para aquisição de aparelhos auditivos foi iniciativa da vereadora Nádia Rodrigues Silveira Gerhard

Serviço de reabilitação auditiva do CER II beneficia pessoas de todas as idades, via SUS

O setor de reabilitação auditiva do Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual (CER II), com sede no Hospital Santa Ana, em Porto Alegre, recebeu R$ 522.155,00. O valor, repassado no mês de abril, é resultado de emenda parlamentar de autoria da vereadora Nádia Rodrigues Silveira Gerhard, e permitirá a aquisição de aparelhos auditivos e demais insumos necessários para atendimento aos usuários do serviço que é totalmente gratuito.

De acordo com a coordenadora do CER II, fonoaudióloga Otilia Valéria Angst, “a concessão dos aparelhos auditivos visa garantir o melhor aproveitamento da audição residual, recuperando ou maximizando a capacidade auditiva e, de maneira geral, promover a autonomia e a (re)inserção social das pessoas com deficiência auditiva”.

Com o valor repassado ao serviço, será possível acolher 150 novos usuários, disponibilizar mais insumos para utilização efetiva dos aparelhos auditivos, tais como pilhas, e a aquisição de um software integrador das informações audiológicas. Essas melhorias promoverão o fortalecimento do acesso e cuidado às pessoas com deficiências, em especial no que diz respeito à reabilitação auditiva.

O acesso ao CER II

 O acesso ao serviço ocorre por meio da Atenção Primária à Saúde de referência do usuário, tendo como abrangência o município de Porto Alegre e municípios da Região Metropolitana. O encaminhamento para os atendimentos é feito exclusivamente via Gercon – Sistema de regulação e gerenciamento de consultas especializadas do SUS, da Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre. 

Fachada do prédio do Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual (CER II), no Hospital Santa Ana, no Bairro Teresópolis, em Porto Alegre

Deixe uma resposta

Fechar Menu