Em sua quarta edição, será realizada no domingo, 6 de novembro, das 9h30min às 15h, a Romaria da Família Scalabriniana ao Santuário Nossa Senhora do Caravaggio, em Farroupilha. O evento religioso acontece em um momento especial para a Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas: a recente canonização de João Batista Scalabrini (1839-1905).

Reconhecido pela Igreja Católica como padroeiro dos migrantes, Scalabrini é o fundador da Congregação, e tem seu legado perpetuado hoje pelo trabalho das irmãs. Atualmente, a Associação Educadora São Carlos (AESC), figura jurídica da Congregação no Estado, é a responsável por instituições com atuação marcante na saúde, na educação e na acolhida a migrantes e refugiados.

Neste legado, podemos citar a Educação Scalabriniana Integrada (Rede ESI), dos colégios Nossa Senhora de Lourdes, em Farroupilha; São Carlos, em Caxias do Sul; e São Carlos, em Santa Vitória do Palmar. Já em saúde, a AESC mantém, em Porto Alegre, os hospitais Mãe de Deus e Santa Ana e quatro Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), bem como dois hospitais no Litoral (Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres, e Hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa) e o Centro de Atendimento ao Migrante em Caxias do Sul.

“A cada ano, mais de 200 mil pessoas são atendidas, educadas e acolhidas em nossas unidades de saúde, educação e responsabilidade social. Sempre com o compromisso de acolher, de cuidar, de proteger a vida, de fazer plenamente bem aquilo que está ao nosso alcance, para o outro ser mais feliz, um ensinamento que nos foi possível pela obra de Scalabrini, ao fundar nossa Congregação há 127 anos’”, ressalta Irmã Lucia Boniatti, diretora-presidente da AESC.

A romaria também é uma oportunidade de lembrar o Ano Scalabriniano, uma menção aos 25 anos da Beatificação de Scalabrini, que ocorreu em 9 de novembro de 1997, pelo Papa João Paulo II. Já a escolha do Santuário de Caravaggio para esta homenagem se deu pelo fato do local ter estado no roteiro do religioso no Rio Grande do Sul, onde esteve por 59 dias, em 1904. Em Caravaggio, Scalabrini celebrou e proferiu uma emocionante homilia sobre Nossa Senhora para centenas de imigrantes.

A programação prevê acolhida das caravanas a partir das 9h30min, visita ao santuário, oração do Terço e a Santa Missa, presidida por Dom Alessandro Ruffinoni.

 

Datas Importantes para a Congregação e a AESC

25 de outubro de 1895 – Fundação da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas pelo Bispo João Batista Scalabrini, Padre José Marchetti e Madre Assunta Marchetti (irmã de José Marchetti).

1º de maio de 1962 – Criação da Associação Educadora São Carlos – AESC (à época com o nome de Sociedade Educadora Beneficente do Sul – SEBS)

9 de novembro 1997 – João Batista Scalabrini é beatificado pelo Papa João Paulo II, sendo chamado de “Pai dos Migrantes” pelo Sumo Pontífice.

9 de outubro de 2022 – São João Batista Scalabrini, novo Santo para a Igreja. Proclamação é feita pelo Papa Francisco, em missa na Praça São Pedro, no Vaticano.  

9 de novembro de 2022 – Encerramento do Ano Scalabriniano, período de 12 meses dedicado a estudar e reconhecer o legado de Scalabrini para a humanidade, por meio de suas obras e da causa de acolhimento aos migrantes.

Deixe uma resposta

Fechar Menu