Ao completar, no mês de agosto, um ano da primeira entrega de leitos, o Hospital Santa Ana se consolida como “hospital dos hospitais” de Porto Alegre, prestando retaguarda clínica para quatro instituições de alta complexidade que atendem Sistema Único de Saúde (SUS) – Hospital de Clínicas, Santa Casa, Conceição e São Lucas –, e oferecendo leitos de longa permanência para pacientes em processo de desospitalização e leitos de saúde mental para mulheres e adolescentes masculinos. Desde o início da operação, o Santa Ana contabiliza 1.663 internações em enfermaria, 162 em UTI e 793 em psiquiatria, totalizando 2.618 internações em um ano de funcionamento. Foram realizadas 532 transferências de hospitais de média e alta complexidade para o hospital, dando fluxo mais ágil no atendimento à população.

Até o final de 2019, entra em funcionamento o ambulatório para reabilitação auditiva e intelectual e, a partir da implantação do sistema de regulação Gercon Exames, passarão a ser oferecidos serviços de imagem – ecografia, raio X e tomografia – para pacientes da instituição. Entre os principais avanços, estão os pacientes com longa permanência nos hospitais gerais de alta complexidade. Santa Casa, São Lucas, Hospital Nossa Senhora da Conceição e Hospital de Clínicas encaminham para o Santa Ana pacientes com alta demanda de cuidado e com diagnóstico definido. Além disso, o hospital oferece leitos dedicados aos cuidados de fim de vida, com manejo de equipe treinada em cuidados paliativos e conforto para situações de terminalidade.

Hoje, o “hospital dos hospitais” conta com 205 leitos e tem por objetivo servir de retaguarda a hospitais com atendimento de alta complexidade, que oferecem 5 mil leitos SUS à cidade.

Deixe uma resposta

Fechar Menu