Irmã Celsa Zucco
Cidadã Caxiense e Diretora do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM)

Mais um capítulo de uma história de vida inspiradora será escrito no próximo dia 9 de outubro: o italiano dom João Batista Scalabrini (1839-1905) será canonizado no Vaticano. Reconhecido pela Igreja Católica como o padroeiro dos migrantes, vale destacar que o santo pisou em terras do Rio Grande do Sul por 59 dias, em 1904, com um roteiro extenso pela Serra gaúcha em que compartilhou sua fé, coragem e sabedoria, E deixou um legado na região que se mantém 100 anos depois na atuação da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo Scalabrinianas,

Hoje presente em 26 países, a Congregação exerce a missão original de Scalabrini pelo Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), em Caxias do Sul. Atualmente, o CAM atende 57 municípios da Região da Serra Gaúcha, e é referência nacional no acolhimento aos migrantes, refugiados, apátridas, com atendimento às suas necessidades e vulnerabilidades, mobilizando esforços pelo respeito à cidadania, ao bem-estar e à defesa e garantia de direitos.

Os valores e princípios institucionais de nossa mantenedora, a Associação Educadora São Carlos (AESC), são disseminados junto aos mais de 4 mil funcionários que atuam, além do CAM, na rede Educação Scalabriniana Integrada, que inclui três colégios: São Carlos (Caxias do Sul); Nossa Senhora de Lourdes (Farroupilha); e São Carlos (Santa Vitória do Palmar); e também nos hospitais Mãe de Deus e Santa Ana e quatro Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), em Porto Alegre, e. no Litoral Norte, nos hospitais Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres, e Santa Luzia, em Capão da Canoa.

A cada ano, a AESC atende, educa e acolhe mais de 200 mil pessoas. Temos muito orgulho de manter essa missão que surgiu com Scalabrini. No início do século passado, nosso padroeiro percorreu grandes distâncias no Estado, cumprindo muitos quilômetros a cavalo de oito a 10 horas por dia e cruzando trechos de barco, nos deixando valores que perpetuaremos e estão refletidos em nosso dia a dia:  acolhida, solidariedade, respeito, humanização, consciência ecológica e valorização das diferentes culturas. Cada um destes valores se formou com o aprendizado com os migrantes, que tanto nos ensinam todos os dias.

Artigo publicado originalmente na edição de 08/10/2022 do jornal Pioneiro. 

Deixe uma resposta

Fechar Menu