Servidoras da Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul visitaram o CAM para expor dados e buscar parceria no cuidado à população imigrante

O dia 14 de março marcou o início de uma atuação em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Caxias do Sul e o Centro de Atendimento ao Migrante (CAM). O objetivo dessa colaboração é reduzir os óbitos entre a população migrante da região, principalmente por causas evitáveis.

As servidoras conheceram as instalações e entenderam melhor as necessidades e desafios enfrentados pelos migrantes na cidade. Durante visita, apresentaram à diretora do CAM, Irmã Celsa Zucco, e equipe os dados de vigilância de rumores sobre a mortalidade entre a população migrante de Caxias do Sul, revelando a urgência de uma ação coordenada e eficiente para enfrentar essa realidade.

Entre as iniciativas previstas estão:

  • Fortalecimento das ações de prevenção e promoção da saúde
  • Capacitação de profissionais para atendimento humanizado e culturalmente adequado
  • Auxílio no acesso aos serviços de saúde para a população migrante

De acordo com a Irmã Celsa, “o trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul e o CAM representa um compromisso com a promoção da saúde e a garantia dos direitos fundamentais de toda a população, incluindo os migrantes. Nossas instituições, a partir de agora, trabalham unidas para desenvolver estratégias e ações que visem melhorar as condições de vida e a saúde dos migrantes na cidade”, enfatiza.

Deixe uma resposta

Fechar Menu