O processo de regularização migratória e as necessidades de atendimento assistencial dos refugiados afegãos serão tema de um seminário online que tem por objetivo capacitar tecnicamente servidores públicos, funcionários e voluntários de organizações não governamentais que atuam com o tema. O seminário “Acolhimento a Refugiados Afegãos no Brasil”  irá ocorrer na próxima segunda-feira (10/10), das 19h às 21h. As inscrições gratuitas podem ser feitas em https://bit.ly/afegaosnobrasil

A organização é do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Caritas Arquidiocesana de São Paulo (CASP) por meio do Serviço de Acolhida e Orientação para Refugiados (SAOR).

O evento terá como palestrantes o Pároco na Região Episcopal Belém/Setor Belém da Arquidiocese de São Paulo-SP e Diretor da Cáritas Arquidiocesana de São Paulo-SP, Marcelo Maróstica Quadro, e a Coordenadora do Serviço de Acolhida e Orientação para Refugiados na Caritas Arquidiocesana de São Paulo e Especialista em Políticas Públicas para a Igualdade na América Latina, Talitha Iamamoto. Serão abordados temas como os desafios enfrentados na acolhida, a incidência política para acolhida, os desafios para integração a gestão do fluxo.

A atividade integra o ForMigra, Programa de Formação e Capacitação em Mobilidade Humana e Deslocamentos Forçados promovido pelo CAM junto a cinco universidades.

Serviço

Seminário Acolhimento a Refugiados Afegãos no Brasil

Quando: 10 de outubro, das 19h às 21h

Onde: Google Meet, em link a ser divulgado aos inscritos

Quanto: gratuito

Palestrantes: Marcelo Maróstica Quadro, Pároco na Região Episcopal Belém/Setor Belém da Arquidiocese de São Paulo-SP e Diretor da Cáritas Arquidiocesana de São Paulo-SP, e Talitha Iamamoto, Coordenadora do Serviço de Acolhida e Orientação para Refugiados na Caritas Arquidiocesana de São Paulo e Especialista em Políticas Públicas para a Igualdade na América Latina

Inscrições: https://bit.ly/afegaosnobrasil

Sobre o ForMigra

Em formato online e gratuito, o ForMigra é um Programa de Formação e Capacitação em Mobilidade Humana e Deslocamentos Forçados promovido pela Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, por meio do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), de Caxias do Sul, e cinco instituições de Ensino Superior (IES): Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Seu objetivo é aprofundar o tema da migração e do refúgio, ainda em mais evidência com a guerra na Ucrânia, considerada a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. O projeto de extensão, que tem alcance nacional, planeja oferecer, durante o ano, pelo menos 20 cursos, em diferentes tópicos, voltados a servidores públicos, funcionários ou voluntários de entidades assistenciais ou ONGs que atuem em prol de migrantes e refugiados, universitários que estudem os temas e demais interessados de todo o país.

Deixe uma resposta

Fechar Menu