No mês em que temos o Dia Mundial do AVC (29/10), o Hospital Santa Luzia (HSL), em Capão da Canoa, celebra uma década de funcionamento do Serviço de Neurocirurgia no HSL. O acidente vascular cerebral (AVC) é uma das principais causas de mortes ou de incapacidades permanentes na população brasileira. No HSL, com a implementação do serviço, pacientes do SUS, conveniados ou particulares encontram ajuda especializada para esses casos.

“Ao longo desses anos, tivemos o compromisso de manter a qualidade desse serviço e temos conseguido. Na nossa equipe, os médicos são titulados pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, ou seja, além da residência, eles têm o título de especialista em neurocirurgia”, afirma o coordenador do serviço, o neurocirurgião Arlindo D’Ávila, que ainda ressalta que, pelo menos mil procedimentos cirúrgicos já foram realizados para salvar vidas e reduzir sequelas nestes 10 anos.

Poucas cidades do porte de Capão da Canoa, no RS, têm um serviço desse tipo à disposição. Pacientes de traumas crânio-encefálicos ou de AVC, por exemplo, precisavam viajar até Porto Alegre, antes da implementação, para procedimentos mais complexos dessa área.

“O atendimento ágil para um AVC ou um trauma não é apenas sobre manter a vida do paciente, mas também sobre tentar reduzir ao máximo a possibilidade de sequelas. Por isso é tão importante para a população da região ter um serviço desses à disposição em alcance mais próximo”, ressalta o diretor médico do HSL, Francisco Lammerhirt.

 

Sinais de alerta

É importante que a população saiba que alguns sintomas podem ser um alerta para procurar atendimento de emergência o mais breve possível. No Dia Mundial do AVC, neste sábado, campanhas buscam conscientizar para a procura imediata de ajuda ao menor sinal de preocupação. Basta a presença de apenas um dos sinais abaixo para que a emergência hospitalar seja procurada ou seja chamado serviço móvel de urgência:

  • Fraqueza ou formigamento no rosto, braço ou perna
  • Confusão mental
  • Alterações em fala, compreensão, visão e equilíbrio
  • Dor de cabeça súbita e intensa

Deixe uma resposta

Fechar Menu