Com 11 capacitações oferecidas e 546 participantes de 127 cidades brasileiras e 5 do Exterior em sua primeira etapa, em 2022, o ForMigra, Programa de Formação e Capacitação em Mobilidade Humana e Deslocamentos Forçados, retoma as atividades em 2023 com expectativas de alcançar um público ainda maior. Promovida pela Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, por meio do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), de Caxias do Sul, e seis instituições de Ensino Superior, a iniciativa retoma as atividades com uma aula inaugural na próxima quarta-feira (19), das 19h às 20h30min, de forma online.

 

O encontro será com a Diretora do Departamento de Migrações do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Tatyana Scheila Friedrich. Doutora em Direito pela Universidade Federal do Paraná, com pós-doutorado em Direito pela Fordham University, Tatyana falará sobre o tema Novas Configurações do Deslocamento Humano e da Política Migratória no Brasil, em transmissão online, das 19h às 20h30min.

 

Entre os objetivos da aula está fomentar o debate público sobre os rumos e as configurações desenhadas para o acolhimento humanitário de migrantes e refugiados em um contexto de alterações nas dinâmicas da política migratória e, sobretudo, no fluxo migratório que aporta ao Brasil. Essa tem sido uma proposta que norteia o ForMigra como um todo, lembra o coordenador do programa no CAM, Adriano Pistorelo. 

 

“Para 2023, esperamos que a gente consiga de fato e ainda mais do que já conseguimos em 2022, formar cidadãos para acolher, proteger e promover a integração de migrantes, refugiados, apátridas e vítimas de tráfico de pessoas. Nossos cursos e capacitações estão sempre voltados para fomentar o acesso à Justiça, assegurar direitos humanos àqueles que, por diversas razões, sejam essas forçadas ou voluntárias, atravessaram mares e fronteiras em busca de uma esperança.”

 

Para participar da aula inaugural, é preciso se inscrever pelo link bit.ly/formigra_2023. Neste endereço, o interessado encontrará uma ficha de inscrição, a qual deve ser preenchida. Após enviada, o inscrito recebe um e-mail de confirmação da inscrição e, pelo mesmo e-mail informado, recebe o link para assistir à aula pelo Google Meet.

 

Sobre o ForMigra

 

Em formato online e gratuito, o ForMigra é um Programa de Formação e Capacitação em Mobilidade Humana e Deslocamentos Forçados, promovido pela Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, por meio do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), de Caxias do Sul, e, neste ano seis instituições de Ensino Superior (IES): Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e Universidade Federal da Fronteira Sul – (UFFS), que integra a equipe nesse semestre.

 

Seu objetivo é aprofundar o tema da migração e do refúgio por meio de cursos e capacitações, em diferentes tópicos, ao longo do ano. São atividades voltadas a servidores públicos, funcionários ou voluntários de entidades assistenciais ou ONGs que atuem em prol de migrantes e refugiados, universitários que estudem os temas e demais interessados de todo o país.

 

Segundo reportagem feita pelo site especializado na temática Migramundo, 94,78% dos cursistas avaliaram de forma positiva as formações oferecidas pelo ForMigra. Entre as pessoas participantes, foi identificada a presença de 15 nacionalidades distintas. A brasileira foi a mais representada (491), seguida pela venezuelana (34) e haitiana (5). Também participaram de cursos do programa representantes de outros 12 países: Colômbia, Argentina, Angola, Bolívia, Cuba, França, Guatemala, Guiné-Bissau, Peru, Síria, Tanzânia e Uruguai.

 

O ForMigra tem ainda a parceria da Agência da ONU para refugiados (ACNUR) e da Organização Internacional para Migrações (OIM).

Deixe uma resposta

Fechar Menu