Concluintes do curso de Libras celebram a formação com colegas e gestores no auditório do Hospital Mãe de Deus

 

No dia 10 de março, houve a conclusão e a entrega dos certificados do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Associação Educadora São Carlos (AESC). A ação foi promovida em parceria com a Escola Especial para Surdos Frei Pacífico. Ao todo, 17 colaboradores e colaboradoras finalizaram a formação após realizarem 40 horas/aula, entre os meses de dezembro e março. A cerimônia de certificação ocorreu no auditório do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre. Nessa primeira oportunidade, foram contempladas pessoas de unidades de saúde e da área administrativa, com o objetivo de tornar o ambiente de trabalho mais inclusivo.

A Irmã Adiles Menti, que no evento representou a diretora-presidente da AESC, Irmã Lucia Boniatti, recordou durante sua fala a história da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas. Citou a acolhida do fundador São João Batista Scalabrini às pessoas surdas em Piacenza (Itália), no final do século 19, com a criação da Comunidade São Rafael. Destacou também a importância dessa preparação para o trabalho em grupo e para proporcionar um atendimento integrado para aqueles que frequentam as unidades a AESC.

“Cada vez que encerramos um curso, avançamos mais no conhecimento. Nós não somos donos do conhecimento: nós o recebemos para passar adiante para outras pessoas. Quanto mais oferecemos aos outros, mais felizes nós somos. A Congregação se sente feliz por poder dar um curso e ajudar nossos colaboradores a se comunicarem melhor e serem mais felizes juntos, pois o que vale é o trabalho em equipe”, sinalizou a Irmã.

A professora Gláucia Assis, responsável por ministrar o curso, discursou em Libras e contou com uma intérprete para transmitir sua mensagem às pessoas ouvintes. Surda de nascença, ela se disse emocionada com o avanço da turma, com o nível de interesse e o envolvimento com as dinâmicas. “Vocês se esforçaram, foram muito questionadores e estou orgulhosa de cada um. Amei esse tempo de convívio, as trocas e perceber como vocês evoluíram ao longo do curso. Estou emocionada”.  

 

Confira a seguir fotos e depoimentos de quem fez o curso:

 

Estou muito feliz com a oportunidade de participar do Curso de Libras. Iniciativas como esta agregam muito valor para a promoção de vidas. Aprender Libras foi como quebrar as barreiras da comunicação existentes em mim, facilitando ativamente na inclusão social. No curso, aprendi a comunicação em Libras e, também, a estabelecer a comunicação com surdos oralizados que fazem leitura labial.  Antes do curso, eu ficava super angustiada por ser limitada, ao ponto de não conseguir oferecer o mínimo de trocas comunicativas e informativas. Confesso que ainda preciso estudar e praticar muito, mas hoje sinto-me mais preparada. Como profissional na área da saúde e educação, entendo que é responsabilidade de todos nós, agirmos em prol do acolhimento e da acessibilidade dos profissionais, dos colegas, dos usuários e seus familiares que são pessoas surdas. Agradeço à AESC, à Escola Especial para Surdos Frei Pacífico e à Professora Glaucia pelo importante aprendizado. Quero aperfeiçoar minha prática e disseminar este conhecimento e práticas com os colegas, visando compor ambientes e equipes com diversidade, acessibilidade, equidade e inclusão.


ANA GUILHERMINA MACHADO REIS, Terapeuta Ocupacional no Hospital Santa Ana

É uma mistura de felicidade e gratidão. O meu primeiro agradecimento é a todos os colegas. Juntos, chegamos até aqui. Agradeço também a todas as pessoas que fizeram parte desse momento: Hospital Mãe de Deus, professora Glaucia Assis e colegas que ficaram no setor enquanto eu fazia o curso. O que vivemos sempre vou levar com muito carinho em meu coração. Foi uma grande experiência. Nunca esquecerei essa oportunidade, e espero contribuir muito com esse conhecimento. Meu sentimento é de pura felicidade e gratidão, pois já tive a oportunidade de conversar com colegas surdos, e a felicidade deles é indescritível. Ficam muito felizes em ver que está aumentando a inclusão, que estão expandindo a Libras em todas as áreas de trabalho. Boa sorte e muito sucesso a todos!

VINICIUS BOSI SCOTT, Técnico de Enfermagem na Endoscopia do Hospital Mãe de Deus

Em breve, a área de Gente e Desenvolvimento, responsável pelas formações na AESC, promoverá novas oportunidades de formação em Libras, adequando as turmas às necessidades de interação nos ambientes da AESC com colegas, clientes, comunidade escolar ou pacientes que se comunicam por meio da linguagem de sinais.

Deixe uma resposta

Fechar Menu