Equipe dos CAPS AD III NHNI e CAPS AD IV Centro Céu Aberto no MCT PUCRS

O mês de julho trouxe oportunidades aos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) da AESC de interação com ambientes culturais de Porto Alegre, como parte do processo de reinserção social. No dia 05/07 houve uma saída ao Museu da Universidade Federal do RS (UFRGS), acompanhada da equipe multiprofissional do CAPS AD III Noroeste, Humaitá, Navegantes e Ilhas (NHNI).

O grupo visitou a exposição ‘Esta Coisa que Pulsa’ iniciativa que “visa ofertar um espaço para problematizar as questões referentes à arte, à liberdade, à loucura e coloca os visitantes a refletir sobre a singularidade das vidas a partir das produções artísticas da Oficina de Criatividade, que ocorrem há mais de 30 anos no Hospital Psiquiátrico São Pedro (Porto Alegre/RS)”, destaca a assistente social Emylin Pedroso.

Na semana seguinte, em 13/07, usuários do CAPS AD III NHNI e do CAPS AD IV Centro Céu Aberto estiveram no Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT PUCRS), em ação do Programa Escola-Ciência (PROESC), da Universidade, que oportuniza esse acesso de forma gratuita por acreditar que o melhor caminho para o crescimento é o conhecimento.

A educadora social Nathalie Barboza Reis ressalta que “a visita ao museu veio ao encontro dos pilares consolidados pelo serviço, que possibilita um acompanhamento em saúde, mas também fomenta o acesso à educação, à cultura e ao lazer como ação fundamental para fortalecer e garantir a reinserção social dos usuários”.

As saídas foram possíveis através da articulação de rede entre saúde, assistência e segurança, feita pelas residentes de saúde mental da UFRGS e profissionais do CAPS AD.

“Iniciativas como essa possibilitam que usuários sem renda e em situação de vulnerabilidade possam expandir seus horizontes, criando maior autonomia e vínculos com a cidade”, avalia Nathalie.

Confira as galerias de fotos com as visitas:

Deixe uma resposta

Fechar Menu