Atividades da Virada Cultural em 2019 / Foto: Comunicação AESC

Uma tarde com muita arte, música e integração dos serviços de saúde mental mantidos pela Associação Educadora São Carlos (AESC) que integram o SUS em Porto Alegre. A programação desta terça-feira (21), com o evento Virada Cultural em Tempos de Pandemia COVID-19, é uma promoção do CAPS AD IV Centro Céu Aberto, no bairro Floresta, o primeiro CAPS AD nesta modalidade a ser aberto no Brasil.

O conceito vem com a memória dos quatro anos do marco da criação desse serviço pioneiro: a Portaria do Ministério da Saúde 3.588, de 21 de dezembro de 2017. No ano seguinte, o espaço escolhido para a instalação do CAPS-AD IV recebeu inúmeros parceiros para a co-criação do projeto, e 21 de dezembro virou o marco do início de um trabalho integrado e em rede naquele território.

O CAPS AD IV atende usuários com transtornos mentais relacionados ao uso de crack, de álcool e de outras drogas. É pioneiro no país ao contar com 20 leitos e atendimento 24 horas. Acima de tudo, é um espaço de cuidado com acolhimento que ganhou ainda mais relevância em tempos de pandemia, com o aumento da vulnerabilidade da população – especialmente a de rua.

“Trabalhar com a saúde mental das pessoas exige, para além do conhecimento técnico, outras práticas que produzem cuidado humanizado. Neste espaço, encontramos na arte um importante dispositivo de cuidado. Assim, a realização da Virada Cultural do CAPS-AD IV volta para demarcar um espaço de criação, articulação e ressignificação do cuidado em tempos de pandemia”, diz a coordenadora do espaço, Kaciely Jacino.

A atividade, que ocorre das 16h às 19h, contará com intervenções dos artistas Deivid Bizer, no grafite e a arte em bambu com a criação do designer e artesão Thiago Rempel, o “Thiago Bambu”. Além disso, haverá uma mostra em artes plásticas produzida pelos pacientes deste e de outros serviços da rede de saúde mental, além das apresentações musicais, da poesia e de outras manifestações que refletem a diversidade cultural daquele espaço – o encerramento contará com o grupo musical MBB, formado por técnicos de enfermagem do CAPS AD IV.

“A realização da Virada Cultural em Tempos de Pandemia COVID-19, ao ser uma ação integrada dos serviços de saúde mental (CAPS AD IV, os CAPS AD III e os 56 leitos de internação no Hospital Santa Ana), vem acompanhada pelo conceito da transição do cuidado que visa à integração dos serviços e equipes, a fim de proporcionar benefício terapêuticos aos usuários dos sistemas de saúde”, afirma a gerente executiva do Hospital Santa Ana e dos Serviços de Saúde Mental da AESC, Arlete Fante, que ainda ressalta: “Todos ofertados dentro da rede de atenção à saúde do SUS no município”.    

Atendimento no CAPS AD IV

O CAPS AD IV é voltado à toda a população que faz uso e abuso de crack, álcool e outras drogas. Localiza-se na Rua Comendador Azevedo, 97, no bairro Floresta e atende cerca de 500 usuários por mês.

Um serviço 100% SUS, com médico psiquiatra para atendimento 24 horas por dia e que tem, em sua retaguarda, uma potente equipe multiprofissional com 61 funcionários que se distribuem em escalas ao longo das 24 horas.

SERVIÇO

Virada Cultural em Tempos de Pandemia COVID-19
Quando: próxima terça-feira (21), das 16h às 19h
Onde: CAPS AD IV Centro Céu Aberto, na Rua Comendador Azevedo, 97, bairro Floresta

Deixe uma resposta

Fechar Menu