Unidade ganha mural em graffiti do artista porto-alegrense Deivid Bizer

Intervenção artística está no corredor do andar térreo, próximo à entrada dos convênios e junto à imagem de Santa Luzia

Com cores vibrantes que procuram trazer mais leveza e alegria ao ambiente hospitalar, o artista Deivid Bizer fez uma homenagem à comunidade hospitalar e caponense, pela representação das mulheres profissionais da saúde no Hospital Santa Luzia (HSL). O mural em graffiti, feito em parede interna da instituição, já causou boa impressão em funcionários e em pacientes e seus familiares, conta Bizer: “Quem passa ou esboça um sorriso ou quer tirar uma foto”.

Para Maximiliano das Chagas Marques, diretor-executivo de Saúde Complementar na Associação Educadora São Carlos (AESC), mantenedora do HSL, a arte funciona também como ferramenta de promoção do afeto e do humanismo, e a obra em questão proporciona que a arte urbana seja uma aliada na experiência do acolhimento.

“O hospital é um espaço de promoção da vida, embora a dor e a morte estejam constantemente presentes. Trazer cores, com rostos de quem somos ou podemos ser, valendo-se da arte como veículo de expressão, é um convite à comunidade hospitalar para a abertura ao belo, à sensibilidade, às emoções e à reflexão que traz ao centro o que há de mais importante: o ser humano, nós”.

Bizer, artista porto-alegrense com mais de 20 anos de atuação, em 10 anos já fez graffitis em outras instituições mantidas pela AESC, como os hospitais de Porto Alegre (Santa Ana e Mãe de Deus) e quatro Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD).

“Faltavam apenas os hospitais da AESC no Litoral”, conta Bizer, que fez uma pintura também no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres. “Foi uma ação bem bacana. Procurei trazer nessas artes mais acolhimento ao ambiente, mais vida, e, ao mesmo tempo, uma homenagem. Uma das minhas marcas registradas é trabalhar com personagens femininos. Quis representar as mulheres que trabalham com saúde, e dar essa representatividade também para as mulheres negras que atuam na área. Meu plano é voltar nesses hospitais para fazer uma homenagem também aos profissionais homens”, complementa.

 

Sobre o artista

Conhecido por suas obras de arte urbana em paredes, prédios e outros espaços, públicos ou privados, o artista e grafiteiro Deivid Bizer começou sua carreira em meados dos anos 2000. Desde então, tem exposto seu trabalho em várias galerias de arte e espaços culturais em Porto Alegre e em outras cidades brasileiras, bem como em outros países.

Além de trabalhar com graffiti, Bizer também atua como educador e arteterapeuta. Com formação de Agente Cultural, ministra palestras, workshops e oficinas para público que vai de crianças a adultos. Seu trabalho pode ser conferido no perfil @deivid_bizer no Instagram.

Deixe uma resposta

Fechar Menu