O cuidado com a saúde mental em um período adverso como o distanciamento social tem recebido atenção da população como um todo. Pesquisa feita com 130 países e divulgada no início do mês de outubro pela Organização Mundial da Saúde (OMS) demonstra um alerta sobre esse tema em diferentes partes do mundo. Os dados apontam que 93% dos países pesquisados interromperam serviços essenciais de saúde mental durante a pandemia do coronavírus. E entre os atingidos estão especialmente as pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A Sociedade Brasileira de Psiquiatria e outros órgãos de saúde têm feito diversos alertas sobre o cuidado com a saúde mental e a relação com o Covid-19. Complicações neurológicas e mentais, como delírio, agitação e derrame são alguns dos sintomas que começam a aparecer. Além disso, pessoas com transtornos mentais, neurológicos ou de uso de substâncias também estão mais vulneráveis ​​à infecção pelo novo coronavírus. Diante deste cenário, um desafio bateu à porta dos 155 profissionais que integram os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) sob gestão da Associação Educadora São Carlos (AESC), em Porto Alegre: como manter o atendimento e o cuidado aos pacientes em um período de pandemia e distanciamento?

Inovação no atendimento e cuidado com quem cuida

“Iniciamos com inovações no atendimento e uma atenção específica na saúde mental dos colaboradores da linha de frente”, afirma Arlete Fante, coordenadora de Saúde Mental da AESC. Assim, desde o decreto municipal de março, o ambiente profissional foi repensado do ponto de vista do bem-estar físico e emocional das equipes e dos usuários.

Sobre o cuidado com equipes de trabalho, uma pesquisa recente do ISP – Internacional de Serviços Públicos – sindicato internacional com 30 milhões de filiados pelo mundo, mostra que a instituição acertou em começar pelo cuidado com os seus profissionais.  A pesquisa aponta que no Brasil 63% dos trabalhadores não têm acesso a equipamentos de proteção individual de maneira suficiente, que 69% não tiveram treinamento específico para lidar com pacientes com Covid-19, e que 54% estão em sofrimento psíquico em função deste momento no trabalho.

O trabalho com os CAPS começou pelo uso de todas as ferramentas disponíveis para garantir a segurança dos atendimentos: uso de máscaras, distanciamento controlado, implantação da triagem ativa com atenção aos sintomas desde o início do contato, uso do protetor facial, óculos de produção, entre outros cuidados.  Paralelo a isso, um Plano de Contingência foi elaborado para abordar a questão emocional das equipes, incluindo rodas de conversa nas passagens de turno e espaços de criatividade em que foram desenvolvidas ações com música – como a utilização da canção composta por membro da equipe, o Pagode da Covid, e outras atividades de musicalização – oficinas de meditação, reiki e despressurização. Também foi trabalhado com as equipes o Manifesto do Cuidado em Saúde Mental, uma declaração de crenças utilizada no dia a dia nos atendimentos e materializada por meio da arte e vivências nos ambientes dos Caps, inspiração que culminou na realização da  Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho  (Sipat) de maneira integrada com todas as equipes.

Reinvenção do atendimento na pandemia

Ao adotar os protocolos necessários para prevenção da Covid-19, o cuidado com a saúde física e mental dos seus profissionais, a AESC conseguiu manter a operação dos CAPS, reinventando formas de atendimento e aumentando o alcance ao seu público, que contam com o serviço 24 horas por dia em algumas regiões da capital.

Um dos diferenciais para a elevação do indicador de atendimento foi o monitoramento telefônico de pacientes. “A pandemia gerou mudança no atendimento, mas não alterou a nossa essência, que é de olhar para as pessoas de forma singular, de dialogar com a rede de serviços, de atender as situações de crise e garantir a comunicação da equipe. Presencialmente, tivemos segurança para atuar e, no monitoramento por telefone, mantivemos a expertise técnica e o vínculo que temos como os usuários, favorecendo o cuidado a distância, mesmo em um cenário de incertezas”, afirma Siluane dos Santos Coordenadora do CAPS AD III Sul Centro Sul, situado na Av. Cavalhada, 1930.

Cada terapeuta de referência desenvolveu uma escuta sensível, uma intervenção terapêutica capaz de avaliar a condição do usuário em relação a sua saúde mental. Os cenários encontrados foram os mais distintos: vulnerabilidade, miserabilidade, conflitos familiares, ansiedade, medo do porvir, aumento do uso de substâncias psicoativas. “Avalio que o aumento de pessoas atendidas e o grande número de monitoramentos se dão pelo nosso propósito de trabalho que passa pelo vínculo, cuidado e respeito à singularidade de cada usuário”, comenta Kaciely de Lima Jacino, Coordenadora do CAPS AD III Noroeste/ Humaitá/ Navegantes/ Ilhas, na Avenida Pernambuco, 1700.

O trabalho de acompanhamento contou com relacionamento constante com a rede de atenção básica de saúde municipal. Com a busca ativa focada nos usuários de álcool e drogas nas redondezas do CAPS AD IV Centro Céu Aberto – único do Brasil com atendimento médico 24 horas em sete dias da semana com 20 leitos para tratamento de crises e de casos que necessitem de permanência temporária.- os cuidados utilizados envolvem mecanismos que extrapolam os muros dos CAPS para melhor atender cada paciente.

Danara Dall Agnol, coordenadora do CAPS Céu Aberto, pondera que “foi percebido um aumento nos acolhimentos iniciais, com pessoas atendidas de forma presencial, tanto no espaço da Unidade, como também com atendimentos realizados na rua, no local onde o usuário se instala, reforçando vínculos e sendo resolutivos nos casos, estando sensíveis aos sinais e garantindo a amplificação do acesso ao cuidado com uma equipe qualificada e preparada para o cenário”.

Assim, entre março e setembro de 2020 foi registrado o aumento de 22% dos atendimentos presenciais em relação ao mesmo período de 2019 e mais de 14 mil atendimentos realizados por monitoramento telefônico, conforme gráfico abaixo.

A Associação Educadora São Carlos (AESC) é responsável pela gestão de quatro CAPS: Partenon Lomba do Pinheiro AD III, CAPS Sul Centro-Sul AD III, CAPS Noroeste, Humaitá, Navegantes, Ilhas  AD III e CAPS AD IV Centro Céu Aberto. Os CAPS oferecem cuidados em saúde mental nas comunidades e têm o papel de reduzir o número de internações hospitalares. 

Este post tem 15 comentários

  1. Hey! I know this is kinda off topic nevertheless I’d figured
    I’d ask. Would you be interested in exchanging links or
    maybe guest writing a blog post or vice-versa? My
    website discusses a lot of the same subjects
    as yours and I think we could greatly benefit from each other.
    If you might be interested feel free to shoot me an email.

    I look forward to hearing from you! Awesome blog by the way!
    0mniartist asmr

  2. Wonderful beat ! I would like to apprentice while
    you amend your web site, how could i subscribe for a blog website?
    The account helped me a acceptable deal. I had been tiny bit acquainted of this your broadcast provided bright clear concept asmr 0mniartist

  3. hey there and thank you for your information – I have certainly picked up anything new from right
    here. I did however expertise a few technical issues using this
    web site, since I experienced to reload the web site lots of times previous to I could get it to load properly.
    I had been wondering if your web hosting is OK? Not that I’m complaining,
    but sluggish loading instances times will sometimes
    affect your placement in google and could damage your high-quality score if ads and
    marketing with Adwords. Anyway I am adding this RSS to my email and can look out for a lot more of your respective fascinating content.

    Make sure you update this again soon. asmr 0mniartist

  4. Hello my loved one! I wish to say that this post is
    awesome, nice written and include almost all important infos.
    I’d like to peer extra posts like this .

  5. Heya i’m for the first time here. I came across this board and I find It really useful & it helped me
    out much. I hope to give something back and help others like you aided me.

  6. Hello there, just became aware of your blog through Google,
    and found that it is really informative. I am going to watch out for brussels.
    I’ll appreciate if you continue this in future.
    Numerous people will be benefited from your writing. Cheers!

  7. You can certainly see your expertise within the article you write.
    The arena hopes for even more passionate writers like
    you who aren’t afraid to mention how they believe.
    All the time go after your heart.

  8. Hi everybody, here every person is sharing these kinds of know-how,
    therefore it’s fastidious to read this web site, and I
    used to go to see this website daily.

  9. whoah this weblog is fantastic i love studying your articles.
    Keep up the great work! You understand, many persons are looking around for this info,
    you could help them greatly.

  10. It’s actually a nice and helpful piece of information.
    I’m happy that you just shared this useful information with us.

    Please keep us up to date like this. Thank
    you for sharing.

  11. scoliosis
    This excellent website truly has all of the information I
    wanted about this subject and didn’t know who to ask.

    scoliosis

  12. scoliosis
    Please let me know if you’re looking for a writer for your blog.

    You have some really great articles and I feel I would be a good asset.

    If you ever want to take some of the load off, I’d absolutely love to write some material
    for your blog in exchange for a link back to mine.
    Please blast me an email if interested. Regards!
    scoliosis

  13. scoliosis
    I have read so many posts regarding the blogger lovers but this paragraph is in fact a nice article, keep
    it up. scoliosis

Deixe uma resposta

Fechar Menu