Em 2021, a Campanha de Fim de Ano da AESC apresenta como tema central “Migrantes entre nós”. A iniciativa valoriza o carisma legado de Dom João Batista Scalabrini, fundador da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas. A ação traz uma série de cinco vídeos, exibidos entre os dias 20 e 24 de dezembro, com colegas que atuam nas áreas Saúde e da Educação, e que migraram de cidade, de estado ou de país e, hoje, estão entre nós, oferecendo o seu melhor a cada dia.

 

O dom recebido por Scalabrini

“O carisma despertou no Fundador, ajudou-o a compreender o fenômeno da migração em todas as suas dimensões: humana, social, econômica e, principalmente, na dimensão da fé.  Este carisma não foi apenas um dom para Scalabrini, mas foi comunicado pelo mesmo Espírito a outras pessoas que a ele se associaram, como os cofundadores, Madre Assunta e Pe. Marchetti, que encarnaram este carisma desde a primeira hora, e doaram suas vidas por amor ao mesmo”, destaca a Irmã Analita Candaten, que atua na formação das irmãs da Congregação.

 

Significado de migração

Migração significa a movimentação de entrada ou saída de indivíduo ou grupo de indivíduos em busca de melhores condições de vida. Essa movimentação pode ser entre países diferentes ou dentro de um mesmo país. Pode ser voluntária ou forçada por questões econômicas, sociais, políticas ou por fenômenos climáticos, entre outros.

 

Migrantes entre nós

Valorizando a ideia de que a migração de pessoas representa ir em busca de uma vida melhor, a campanha “Migrantes entre nós” tem como proposta valorizar simbolicamente colegas que trabalham em cada unidade da AESC, e que fizeram essa jornada. São pessoas vindas de outras cidades, de outros estados ou de outros países. Elas vieram sozinhas ou com suas famílias e, hoje, estão entre nós, colaborando diariamente para nossa Instituição.

 

A ação

Como forma de manifestar nosso apreço por colegas migrantes, incentivamos equipes de cada unidade da AESC na Saúde, Educação e Responsabilidade Social a redigirem uma carta para as pessoas que vieram de outras localidades, demonstrando seu apreço e reconhecimento.

Representando pessoas migrantes em toda nossa Instituição, convidamos cinco colegas, que foram entrevistados e, nos próximos dias, terão seus vídeos divulgados com a leitura de suas cartas.

 

Todos podem participar

Você, que está lendo essa notícia, também pode fazer o mesmo em sua unidade, demonstrando seu afeto e reconhecimento. Depois, se desejar e o/a colega concordar, pode compartilhar uma mensagem, foto ou vídeo no Workplace da AESC.

Deixe uma resposta

Fechar Menu