O conhecimento colocado em prática para beneficiar pessoas de diferentes nacionalidades que chegam à Serra Gaúcha. É dessa forma que a Prefeitura de Caxias do Sul irá aproveitar conteúdo ao qual os servidores tiveram acesso em capacitação oferecida pelo Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), mantido pela AESC, e pela Universidade de Caxias do Sul, ao longo de fevereiro deste ano. O Poder Público municipal inaugura, em 9 de março, o Centro de Informação ao Imigrante (CIAI), na sede da Prefeitura (Rua Alfredo Chaves, 1333 / 2º andar – Bairro Exposição), tornando-se parceiro do CAM nas ações de acolhimento e orientação. As portas estarão abertas terças e quintas-feiras, das 13h às 16h, com dez fichas por dia.

Servidores da Prefeitura de Caxias do Sul no encerramento da capacitação oferecida pelo CAM e a UCS / Foto: Divulgação CAM

A servidora Alessandra Pereira, gerente da Coordenadoria de Promoção de Igualdade Étnico Racial, será a responsável pelo CIAI e é uma das entusiastas da iniciativa. Participou, com outros colegas, do Curso de Capacitação em Regularização Migratória e Atendimento Assistencial a Imigrantes. Ela pretende colocar sua experiência de 24 anos a serviço de pessoas que recorrem ao município diariamente. “Para nós, o curso foi um grande acréscimo em termos de conhecimento. Para lançar o CII, estamos tendo a parceria do Ministério Público Federal, Sindilojas, Sindigêneros, Sebrae e Senac. Iremos oferecer cursos de português e de empreendedorismo”, destaca.

De acordo com Alessandra, o olhar humanizado à causa dos imigrantes é resultado da gestão municipal desde a recente troca do Poder Executivo, a qual manifestou a vontade de criar um espaço para receber esse perfil de público. Vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, a Coordenadoria é parceira do CAM há mais tempo, tendo participado de outras ações e promovido palestras no local. A gerente ressalta o aspecto histórico, informando que “essa é a primeira ação da Prefeitura dedicada ao atendimento de imigrantes”. Para o futuro, está projetada a evolução do CIAI para um Centro de Referência em Atendimento ao Imigrante (CRAI).

Parte do curso que ajudou a embasar o CII foi ministrado pelo advogado Adriano Pistorelo, no Campus da UCS / Foto: Divulgação CAM

Em relação ao curso, Adriano Pistorelo, advogado do CAM e instrutor afirma que “foi pensada uma formação no qual pudéssemos expor aos servidores como atender o migrante, a interface do CAM com a rede pública em outros setores e como fazer a regularização migratória”. Também foi acionada a Universidade de Caxias do Sul, instituição com a qual o CAM mantém um termo de cooperação e que ofereceu o certificado como curso de extensão universitária, além sediar duas das quatro aulas oferecidas.

Pistorelo acrescenta que alguns dos servidores foram ao CAM, ao longo de duas semanas, em fevereiro, para acompanhar os atendimentos oferecidos no espaço. Além disso, houve treinamento prático no sistema da Polícia Federal. A próxima etapa está em fase avançada. “Vai ser aberta uma nova extensão, no final de março, em parceria da Organização Internacional das Migrações (OIM), com módulos abordando serviço social e acolhimento”, projeta o advogado. Pelo CII, Alessandra Pereira planeja, nesse segundo momento, estreitar laços com a OIM e levar as profissionais da Fundação de Assistência Social (FAS) para essa qualificação.

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