Irmã Lucia Boniatti, Walmir Batista de Moraes e Maximiliano das Chagas Marques

O ano de 2021 começou na Associação Educadora São Carlos (AESC) com novos titulares nos principias cargos de liderança. Para a relação com o mercado, assumiram Walmir Batista de Moraes, como diretor executivo corporativo, e Maximiliano das Chagas Marques, como diretor executivo da Saúde Complementar. No decorrer do primeiro semestre, novos executivos ingressaram: Daniela Medeiros Reverbel, como diretora Comercial, e Thiago Baisch, como diretor de Relações Institucionais.

Com sede em Caxias do Sul, a AESC é a personalidade jurídica da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas. As associadas haviam elegido, em dezembro de 2020, sua nova Diretoria para o triênio 2021-2023, composta pela Irmã Lucia Boniatti, no cargo de diretora presidente, Irmã Elena Ferrarini, como diretora vice-presidente, e Irmã Lourdes Terezinha Barbieri, na função de diretora financeira.

LEGAME – TELEATENDIMENTO EM SAÚDE MENTAL

Como uma marca de 2021, ano em que a saúde mental ganhou espaço nos debates e nas iniciativas de superação da pandemia de Covid-19, a AESC lançou, em abril, o Legame – Teleatendimento e Saúde Mental. Com a novidade, a Saúde Complementar alcançou a todos os funcionários da Instituição e membros da comunidade externa (familiares de funcionários e de alunos dos colégios da AESC). O serviço é gratuito, conta com psicólogos e psiquiatras experientes e estrutura que garante sigilo e cuidado para todos.

No segundo semestre, o serviço chegou às pessoas assistidas pelo Centro de Atendimento ao Migrante, abrangendo quem vive os desafios da mobilidade humana. Foi o olhar sensível às necessidades dos migrantes, há mais de 125 anos, que motivou a criação da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, em Piacenza, na Itália.

Para 2022, a projeção é estender o serviço do Legame a todas as pessoas assistidas nos centros dedicados aos migrantes no Brasil e América do Sul que fazem parte da Província Maria Mãe dos Migrantes (órgão responsável pela gestão canônica da Congregação no Brasil, América do Sul e parte da África).  


VOLTANDO ÀS ORIGENS

A AESC lançou este ano o projeto institucional Voltando às Origens, que tem como objetivo aproximar profissionais, em especial as lideranças, do propósito vivo da instituição: o acolhimento. A iniciativa valoriza a criação, o desenvolvimento e a missão centenária da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, responsável pela condução da AESC. A fundação da Congregação ocorreu em Piacenza, na Itália, em 1895, e deste então se faz presente no Brasil.

Equipes visitaram o Instituto São Carlos, em Caxias do Sul, durante o “Voltando às Origens”

Dentre as atividades do Voltando às Origens, existe o projeto principal, que inclui visitas ao Instituto São Carlos, sede da mantenedora, e ao Centro de Atendimento ao Migrante, ambos em Caxias do Sul (RS). Como ações complementares, estão conteúdos que aproximam os cerca de 4 mil profissionais da AESC do cotidiano e da história das Irmãs Scalabrinianas que atuam nas unidades de Saúde, Educação e Responsabilidade Social, em 6 cidades do Rio Grande do Sul. Entre as ações complementares estão a Missão Itinerante: legados de Madre Assunta, a Conversa Acolhedora e a ação de fim de ano “Migrantes entre nós”

 

MISSÃO ITINERANTE: LEGADOS DE MADRE ASSUNTA

Em julho, a AESC lançou a série de vídeos “Missão Itinerante: legados de Madre Assunta”, em homenagem ao ano de celebração do 150° aniversário do seu nascimento da cofundadora da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas. 

Maria Assunta Caterina Marchetti nasceu em 15 de agosto de 1871, em Camaiore, na Itália. Ao lado do bispo João Batista Scalabrini e do irmão Padre José Marchetti tornou-se cofundadora da Congregação das Irmãs Missionárias de são Carlos Borromeo – Scalabrinianas, em 25 de outubro de 1895.

Irmãs relataram em vídeo como Madre Assunta as inspira em suas atividades na Educação (foto), Saúde e Atenção aos Migrantes

Para reverenciar a vida e a obra audaciosa e inspiradora de Madre Assunta, sete irmãs, que estão presentes em hospitais e colégios da AESC, foram convidadas a relatar suas experiências de vida e itinerância junto à Saúde, à Educação e à Responsabilidade Social, segmento da mantenedora dedicado à causa da Migração.

Assista os vídeos:

 

CONVERSA ACOLHEDORA

Essa ação representa uma oportunidade de conhecer mais sobre as Irmãs que trabalham nas unidades de atuação da AESC. Em textos ou vídeos, elas falam um pouco de si, das suas atividades e como contribuem diariamente para levar adiante a importante obra da Congregação.

Assista:

 

MIGRANTES ENTRE NÓS

Em 2021, a Campanha de Fim de Ano da AESC apresentou como tema central “Migrantes entre nós”. A iniciativa valoriza o carisma legado de Dom João Batista Scalabrini, fundador da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas. A ação traz uma série de cinco vídeos, exibidos entre os dias 20 e 24 de dezembro, com colegas que atuam nas áreas Saúde e da Educação, e que migraram de cidade, de estado ou de país e, hoje, estão entre nós, oferecendo o seu melhor a cada dia.

Assista:

Deixe uma resposta

Fechar Menu