Ação durante o Mês do Migrante, em junho

Em 2022, o Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), com sede em Caxias do Sul, fortaleceu seu papel de agente articulador da rede de atenção e promoção à população imigrante, refugiada, apátrida ou vítima de tráfico humano. A característica de sensibilizar e preparar pessoas para atuar na causa foi impulsionada com a criação do programa ForMigra, junto a cinco universidades e a Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas, alcançando inscritos de todo o Brasil, países de América Latina e Europa.   

No mês do migrante, o CAM promoveu, ao lado de parceiros estratégicos como a Polícia Federal e a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, o maior mutirão para regularização migratória já realizado no Rio Grande do Sul. E, em dezembro, ao lado da Universidade Caxias do Sul (UCS), finalizou o ano com a realização do 1º Congresso Internacional de Mobilidade Humana e o 4º Simpósio Migrações e Refúgios à Luz dos Direitos Humanos, além da implementação da Cátedra Sérgio Vieira de Mello na UCS. Acompanhe esses e outros destaques abaixo.

Demonstrativo dos atendimentos de 2022

O quadro abaixo expõe de forma geral os números dos atendimentos realizados em cada um dos Programas executados pelo CAM em 2022.

O quadro demonstra o número de atendimentos ou o impacto quantitativo de cada programa no ano. Na Acolhida, foram realizados 2.873 atendimentos. Na Defesa e Garantia de Direitos, 6.250 atendimentos, divididos entre Regularização Migratória, que contam com 4.375 atendimentos, e Atendimento Social, com 1.875 atendimentos. O Programa Conecta, dedicado à inserção social por meio do trabalho, conta com 1.807 atendimentos. O Teleatendimento em Saúde Mental – Legame realizou 72 atendimentos encaminhados pelo CAM. A Itinerância impactou 68 pessoas. E as Formações e Capacitações do Formigra chegaram até 986 pessoas. O total de atendimentos e o impacto quantitativo do ano de 2022 pelo CAM é de 12.056.

Portas abertas

Aconteceu do dia 23 de fevereiro, na sede do CAM, o evento “CAM de Portas Abertas”, com a finalidade de articular gestores públicos e representantes da sociedade civil visando a efetivação da Política Municipal da População Imigrante, lei municipal nº 8.748/21, aprovada e sancionada em dezembro de 2021.

Nas atividades de preparação, elaborou-se uma lista de representações a serem convidadas, entre elas, lideranças da AESC, da Prefeitura de Caxias do Sul e da Câmara Municipal da cidade. Ao todo, compareceram 21 pessoas provenientes de diversas organizações.

O evento “CAM de Portas Abertas” foi uma iniciativa pensada como ação prioritária de incidência sobre o setor público, visando a efetivação da lei nº 8.748/21. Como estratégia principal, a recepção, na sede do CAM, dos principais atores locais envolvidos na temática migratória e de direitos humanos. Considerou-se fundamental reunir esses agentes nesse espaço, tendo em vista: primeiramente, gerar impacto pela ambiência; segundo, para demonstrar a capacidade de articulação da própria entidade, de forma a colocar esses agentes num espaço público que favorecesse o amplo debate sobre a política municipal. Nesse sentido, o evento alcançou seus objetivos.

Parceria com Escola Conceito – cursos profissionalizantes para imigrantes e refugiados

No mês de março, parceria firmada entre o Centro de Atendimento ao Migrante (CAM) e a Escola Conceito, instituição especializada na capacitação humana e técnica em diversos segmentos, passou a viabilizar ofertas de matrículas gratuitas para pessoas migrantes e refugiadas com residência em Caxias do Sul.

Com foco na qualificação profissional, o projeto ofereceu, ao longo de ano, dezenas de matrículas para os cursos de Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico (LID) e Metrologia; Operação de Ponte Rolante e Operação de Empilhadeiras. Além das aulas teóricas e práticas, muitos dos inscritos finalizaram suas capacitações com encaminhamento para emprego, todos com acompanhamento do serviço Conecta, do CAM, dedicado à empregabilidade e meios de vida.

Programa ForMigra capacita pessoas para compreender e atuar na causa migratória

Aprofundar o debate e capacitar pessoas no entendimento da pauta migratória e no atendimento a imigrantes e refugiados. Essas foram as premissas que deram origem ao ForMigra – Programa de Formação e Capacitação em Mobilidade Humana e Deslocamentos Forçados. Promovido pela Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, por meio do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), de Caxias do Sul, ao lado de cinco universidades, o projeto de extensão tem alcance nacional.

O lançamento oficial, em 10/05/2022, ocorreu em evento na Universidade de Caxias do Sul (UCS), parceira histórica do CAM e uma das integrantes do programa. As demais universidades que fizeram parte do primeiro ano foram: Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Durante o ano, foram promovidos 11 cursos e seminários, totalmente gratuitos, com taxa simbólica apenas para quem optou por emissão de certificados. O número de inscrições chegou a 546 pessoas, de 127 municípios de 23 estados brasileiros, além de participantes internacionais, sendo 4 participantes de países como Turquia, Alemanha, Portugal e República Dominicana. As edições contaram com participantes com diferentes vínculos institucionais, como estudantes de graduação e pós-graduação, organizações da sociedade civil brasileiras e internacionais e órgãos públicos como ministérios, secretarias e prefeituras.

Conheça os cursos realizados e depoimentos de quem participou: https://scalabrinianas.org.br/formigra/

Mais de 900 imigrantes são regularizados em Mutirão

No período de 6 a 10 de junho, mês dos migrantes, foi realizado o Mutirão de Regularização Migratória, em Caxias do Sul. O esforço conjunto empreendido pelo Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), a Polícia Federal e a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul garantiu cidadania a 961 pessoas, com o deferimento dos documentos de imigrantes e refugiados que vivem na Serra Gaúcha.

Realizar um evento de cinco dias consecutivos, para cerca de mil pessoas, exige planejamento, organização e, em especial, engajamento, por se tratar de uma causa humanitária. No CAM, os trabalhos de articulação tiveram início em abril, junto à Polícia Federal (PF) e à Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social, à qual está vinculado o Centro de Informações ao Imigrante (CIAI).

Ação de conscientização em Jogos de Futebol

Uma das principais ações de Responsabilidade Social realizadas em 2022 foi a ação de conscientização realizada em dois jogos de futebol que envolviam os times da cidade de Caxias do Sul, nas partidas de SER Caxias x Cascavel e Juventude x Santos. O número aproximado de pessoas que estiveram presentes e, possivelmente, foram impactadas pela ação nos dois jogos foi em média 4.500 pessoas.

Além do impacto nas pessoas presentes, as faixas que ostentavam os logos da AESC, OIM e ACNUR foram transmitidas ao vivo pelas empresas detentoras dos direitos de transmissão dos jogos. Ou seja, o impacto da ação certamente superou as pessoas que estavam nos estádios e chegou ao Brasil todo, caracterizando uma promoção de diversidade em plena semana do migrante.

Confira vídeo e fotos.

Campanha “Imigração e Refúgio: eu respeito, eu apoio” busca recursos para fortalecer ações do CAM

A AESC mantém o Centro de Atendimento ao Migrante (CAM) com a missão de acolher, proteger, promover e integrar imigrantes, refugiados, apátridas e vítimas de tráfico de pessoas. Fundado em 4 de junho 1984, o CAM é uma Organização da Sociedade Civil é um serviço de Responsabilidade Social da AESC.

O quadro funcional e os custos fixos de infraestrutura são mantidos pela AESC, mas os serviços ofertados pelo CAM dependem de recursos financeiros captados junto a atores da sociedade civil, como as pessoas físicas. Para facilitar a contribuição com a causa migratória, foi criada em 2022 a campanha “Imigração e Refúgio: eu respeito, eu apoio”, usando a plataforma Benfeitoria como porta de entrada para as doações. As pessoas interessadas podem colaborar com diferentes valores por meio do link:  https://benfeitoria.com/projeto/euRespeitoeuApoioCAM

 

Convênio de cooperação entre CAM e Uniftec

O Centro Universitário Uniftec e o Centro de Atendimento ao Migrante (CAM) firmaram convênio de cooperação. A aproximação tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de ações como pesquisas e projetos conjuntos que beneficiarão os alunos das diferentes unidades do Uniftec e pessoas migrantes, refugiadas e apátridas atendidas pelo CAM.

O documento foi assinado no dia 7 de outubro, na Reitora do Uniftec, em Caxias do Sul, pelo reitor Claudio Meneguzzi Jr. e a diretora do CAM, Irmã Celsa Zucco, com a participação de profissionais das duas instituições.

A aproximação conta com calendário de atividades e permitirá que estudantes realizem atividades práticas não apenas na cidade de Caxias do Sul, já que o CAM faz parte da AESC e atua em diferentes cidades do Brasil.

Os primeiros alunos do Uniftec que participam de projetos entre CAM e Uniftec são acadêmicos do Curso de Direito de Caxias do Sul. A partir do primeiro semestre de 2023, os projetos e oportunidades serão abertos para acadêmicos de diversos cursos das unidades.

Irmã Celsa recebe título de Cidadã Caxiense

No dia 22 de setembro, a Câmara Municipal de Caxias do Sul, por proposição do vereador Lucas Caregnato, concedeu à diretora do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), Irmã Celsa Zucco, o título de Cidadã Caxiense. A honraria reconhece o papel de liderança exercido pela Irmã no trabalho de acolhimento às pessoas migrantes, refugiadas, apátridas e vítimas de tráfico humano. Também destaca a trajetória de vida dedicada à causa humanitária que move a Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas.

Veja as fotos e assista ao vídeo com a transmissão da homenagem: https://www.aesc.org.br/irma-celsa-zucco-recebe-o-titulo-de-cidada-caxiense/

Instalação da Cátedra Sérgio Vieira de Melo

Em dezembro, ocorreu a instituição da Cátedra Sérgio Vieira de Melo, produto de uma articulação entre ACNUR, UCS e CAM, que propiciará uma política institucional contínua de pesquisa, extensão e ensino no que se refere a temática migratória na Região da Serra Gaúcha.

Ocorreu, também, o lançamento do livro “Estratégias para atenção integral à saúde de migrantes internacionais no Brasil”, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a Universidade de Caxias do Sul (UCS), o Centro de Atendimento ao Migrante de Caxias do Sul/RS (CAM), a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e a Faculdade São Francisco de Assis. O CAM e a UCS participaram da elaboração de dois capítulos para o livro.

 

Congresso internacional e simpósio debatem imigrações contemporâneas e papel das instituições

Migrações e mobilidade humana sob a ótica dos direitos humanos estiveram em discussão com a presença de nomes importantes da área em eventos promovidos pelo Centro de Atendimento ao Migrante (CAM) e pela Universidade de Caxias do Sul em dezembro. O 1º Congresso Internacional de Mobilidade Humana e o 4º Simpósio Migrações e Refúgios à Luz dos Direitos Humanos tiveram a participação de nomes como Ana Beatriz Martins, ministra conselheira da Delegação da União Europeia no Brasil, e de Laís Yumi Nitta, integrante da Coordenação-geral do Comitê Nacional para os Refugiados (CG-Conare), além da implementação da cátedra Sérgio Vieira de Mello.

Desde 2003, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) implementa a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) em cooperação com centros universitários nacionais. Um dos objetivos é promover educação, pesquisa e extensão acadêmica voltada à população em condição de refúgio. Desde esta quarta-feira, a UCS passa a compor esse conjunto de universidades, sendo a 38ª cátedra do país. 

Deixe uma resposta

Fechar Menu