Hospital Santa Luzia alerta a população ao lembrar o Dia Mundial do Doador de Sangue

Foto: Divulgação / Banco de Imagem – Freepik

Com o objetivo de celebrar um ato voluntário importantíssimo e de solidariedade, a quarta-feira 14 de junho marca o Dia Mundial do Doador de Sangue. Os bancos de sangue e hemocentros de todo o país costumam enfrentar baixas em seus estoques em junho, em razão do frio e do aumento das infecções respiratórias. Por isso, o mês também é um período de conscientização e campanhas para aumentar o número de doadores.

No Hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa, não há banco de sangue, mas a instituição utiliza bolsas para diferentes ocasiões: acidentados que apresentam hemorragia, pacientes cirúrgicos, algumas patologias, entre outras. Por isso mesmo, o HSL se engaja na arrecadação de doadores.

“Queremos agradecer quem realiza esse ato voluntário e convocar mais pessoas para essa ação de solidariedade. Cada bolsa doada é capaz de salvar quatro vidas”, afirma Andreia Andreia Kremer, biomédica e Coordenadora da Agência Transfusional do HSL, setor responsável pelo armazenamento das bolsas destinadas ao hospital.

Segundo Andreia, o número de bolsas disponíveis no HSL ainda está longe do ideal. O hospital tem uma demanda de 10 a 15 bolsas por dia, porém costuma ter em média apenas oito.

Doação em Tramandaí e na Capital

Atualmente, com a inauguração de uma Unidade de Coleta de Sangue no Hospital de Tramandaí em junho do ano passado, a comunidade do Litoral passou a contar com um local mais próximo para fazer a doação. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, e o doador recebe um atestado da instituição. Para obter mais informações ou agendar a doação, é possível ligar para (51) 3684-0325.

A outra opção é se dirigir ao Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), que fica na Capital. O agendamento de doação pode ser feito pelo WhatsApp: (51) 98405-4260 ou pelo site saude.rs.gov.br/agendamento-para-doacao-de-sangue.

“Sabemos que muitos doadores trabalham em cidades diferentes da região ou passam a semana na Capital. Se forem doar em Tramandaí ou no Hemocentro, pedimos que  declarem que desejam destinar para o HSL”, explica Andreia.

 

O que é preciso para doar sangue:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Apresentar documento oficial de identidade com foto;
  • Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;
  • Pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas;
  • O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;
  • Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;
  • Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
  • Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.
  • Mulheres podem doar com um intervalo mínimo de 90 dias e, no máximo, fazer 3 doações nos últimos 12 meses;
  • Homens: período de 60 dias/máximo de 4 doações nos últimos 12 meses.
  • Impedimentos temporários, como gravidez, gripe, vacinas e tatuagem nos últimos 12 meses, são checados na entrevista de triagem feita no local da doação, bem como os impedimentos definitivos (algumas doenças e uso de drogas injetáveis).

 

Mais informações em saude.rs.gov.br/doacao-de-sangue

*Fonte Hemorgs

Deixe uma resposta

Fechar Menu