No mês de julho, em que ocorre a celebração de Madre Assunta Marchetti, cofundadora da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, a AESC apresenta uma série de vídeos com relatos de vida de irmãs que convivem e realizam sua missão nas unidades da mantenedora.

Neste segundo episódio da Missão Itinerante: legados de Madre Assunta, as irmãs Luiza Bernardi, em Santa Vitória do Palmar, e Inêz Bernardi, em Farroupilha, foram entrevistadas para o tema Itinerância em Educação. As duas convivem e se dedicam diariamente nos colégios São Carlos e Nossa Senhora de Lourdes, respectivamente, mantidos pela AESC. 

Assista ao episódio inicial, Itinerância em Saúde, com as irmãs Gertrudes e Líbera

Irmã Luiza Bernardi, à esquerda, e Irmã Inêz Bernardi / Fotos: Comunicação AESC


Duplamente irmãs

Nascidas em Veranópolis (RS), conhecida como “Terra da Longevidade”, Ir. Luiza e Ir. Inêz integram a mesma família, com um total de 14 irmãos. Destes, 12 seguiram a vida religiosa, sendo nove mulheres e três homens. Somente as duas optaram por ser carlistas scalabrinianas.

Filhas de um casal de promotores vocacionais, lembram que quando jovens a residência abrigava saraus culturais, com grande interação social, legado dos avós italianos. Além de religiosos, seus genitores eram atentos às necessidades da comunidade local, colaborando sempre que necessário. A vocação de ambas despertou com as relações sociais e irmãos mais velhos.

União da vocação religiosa com a Educação

Após a formação religiosa, Irmã Inêz Bernardi cursou Estudos Sociais com foco em Geografia, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), Pedagogia/Orientação Educacional (UCS), Especialização em Metodologia do Ensino, pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e Teologia, na PUCRS.

Irmã Luiza Bernardi tem formação superior em Teologia, pela PUCRS, em Letras, pela UPF, Pedagogia, na UCS, e Especialização e Psicopedagogia, pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Viamão. 

As duas irmãs aplicaram seus conhecimentos como docentes e gestoras em colégios por vários municípios do RS, nos quais a Congregação atuou ou se mantém. Assista ao vídeo e saiba por onde elas passaram.    

Conheça a história de Madre Assunta e o milagre no Hospital Mãe de Deus


Madre Assunta como inspiradora

O exemplo da Bem-Aventurada Madre Assunta Marchetti as inspira desde a juventude, especialmente pelo fato de ambas terem em seu currículo Farroupilha, sede do centenário Colégio Nossa Senhora de Lourdes, por onde a cofundadora da Congregação esteve presencialmente.

Episódio 3: Responsabilidade Social

A Associação Educadora São Carlos atua em 6 cidades no RS, com aproximadamente 4 mil funcionários, em 12 unidades nas áreas de Saúde, Educação e Responsabilidade Social, além de um escritório central em Porto Alegre. Todos os segmentos farão parte da série de vídeos com irmãs que realizam suas missões.

No dia 15 de julho, será lançado o vídeo Itinerância em Responsabilidade Social que, na AESC, representa a atenção à causa dos migrantes, que originou a Congregação, no ano de 1895. O tema Itinerância em Saúde, que abriu a série, está disponível neste link.

Deixe uma resposta

Fechar Menu