Diretora-geral do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS), Tatiana Breyer, abriu o evento, representando o secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter

A prevenção e o tratamento de lesões de pele em pacientes de cuidados prolongados foi o tema do inédito simpósio promovido pelo Hospital Santa Ana. O evento, que integrou a programação dos 5 anos da Instituição, foi realizado no auditório da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 23 de agosto.

Lideranças do campo da Enfermagem e especialistas de outras profissões da área da saúde, que atuam de forma integrada na prevenção e cuidados relacionados à prevenção das lesões de pele – uma das sete metas internacionais de segurança do paciente – apresentaram cases e soluções adotadas em alguns dos principais hospitais de Porto Alegre que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A abertura do 1º Simpósio de Prevenção e Tratamento de Lesões de Pele em Pacientes de Cuidados Prolongados teve a presença da diretora-geral do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS), Tatiana Breyer, representando o secretário de Saúde da Capital, Fernando Ritter.

As mesas redondas e apresentações individuais tiveram as representações do anfitrião, Hospital Santa Ana, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, do Hospital Nossa Senhora da Conceição, da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e do HPS. O Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RS) também esteve representado no evento.

Com mais de 170 inscrições, o evento ocorreu de forma presencial e remota, com transmissão em tempo real pelo YouTube, no canal da AESC – Associação Educadora São Carlos. Os vídeos estão disponíveis em dois links: turno da manhã e turno da tarde.

A diretora do Hospital Santa Ana, Arlete Fante, destaca que “o hospital desempenha um importante trabalho na rede de saúde da Capital, com 190 leitos à disposição da central de regulação do município. Para dar conta da demanda, o hospital tem uma qualificada equipe com 456 profissionais com diferentes formações, o que garante a segurança e qualidade assistencial dos pacientes. O aprimoramento técnico ocorre por meio de uma sala de simulação realística que, associada ao conceito de um serviço com ambiência humanizada e acolhedora, coloca-se todos os dias à disposição de quem chega.         

A coordenadora Assistencial e responsável técnica de Enfermagem do Santa Ana, Andriza Campagner, ressalta que “o Grupo de Pele do Hospital Santa Ana é composto por uma equipe multidisciplinar que está desenvolvendo e aprimorando inúmeras ações de prevenção e tratamento de lesões de pele em pacientes de cuidados prolongados. Um dos critérios de elegibilidade para o aceite de internação são dos pacientes que apresentam lesões de pele de grau III e IV – porque o início do cuidado destas lesões é de fundamental importância para o sucesso da recuperação”, afirma.

A programação foi distribuída em dois turnos, com mesas redondas e apresentações individuais. Houve, ainda, a exposição de três pôsteres e de três trabalhos científicos, apresentação oral, todos selecionados pela comissão organizadora. Ao longo do dia, foram apresentadas as seguintes interpretações sobre o tema da lesão de pele:

 

  • MESA-REDONDA 1: Mesa Redonda – Boas Práticas em Prevenção e Tratamento de Lesões de Pele em Cuidados Prolongados.
  • APRESENTAÇÃO 1: Práticas de prevenção e tratamento de lesão de pele no Brasil X Rio Grande do Sul.
  • APRESENTAÇÃO 2: Registros e Evoluções relacionados a lesão por pressão
  • APRESENTAÇÃO 3: Mitigação e danos em eventos adversos no tratamento de Lesão por Pressão
  • RODA DE CONVERSA 2: Atuação da Equipe Multiprofissional no Grupo de Pele Hospital Santa Ana.
  • MOSTRA CIENTÍFICA: Apresentações orais sobre Prevenção e Tratamento de Lesões de Pele.

A íntegra das apresentações está disponível no canal da AESC no YouTube.

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu