O Hospital Santa Luzia (HSL), em Capão da Canoa, retomou no dia 16 de junho a realização de exames endoscópicos, avaliações relevantes para o diagnóstico e tratamento de doenças como o câncer colorretal, por exemplo. O retorno foi possível com a inauguração de um setor construído especificamente para esta finalidade, dentro das mais atuais normas de vigilância sanitária e, com isso, a comunidade do Litoral Norte pode contar com mais esse atendimento para pacientes de convênios, privados e SUS, na própria região.

Dr. Jairo Gus, endoscopista e cirurgião no Hospital Santa Luzia / Foto: Arquivo Pessoal

“Agora, com o serviço eletivo sendo prestado em turnos todos os dias da semana, poderemos atender as necessidades do hospital e da comunidade regional”, enfatiza o responsável técnico pelo serviço, o endoscopista e cirurgião Jairo Gus.

Como as doenças gastrointestinais são muito frequentes na população, a retomada é ressaltada como de muita relevância para a comunidade de região do Litoral Norte pelo também cirurgião e endoscopista da instituição, Rodney Zinn de Carvalho:

“O Santa Luzia é um hospital geral que presta serviço para um grande número de municípios e fica em uma cidade referência da região. O setor de endoscopia complementa o atendimento prestado, mantendo o HSL como referência.”

Prevenção do câncer colorretal

Dr. Rodney Zinn de Carvalho, endoscopista e cirurgião no Hospital Santa Luzia / Arquivo Pessoal

Na sala nova, são realizadas as avaliações de endoscopia e colonoscopia, que servem de diagnóstico para diversas enfermidades digestivas. “A mais importante delas é o câncer. A colonoscopia é um exame fundamental na prevenção do câncer colorretal”, explica Carvalho.

Muitos desses tumores surgem a partir de lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso – essas lesões podem ser encontradas por meio da colonoscopia. O câncer de intestino é curável, na maioria dos casos, mas é justamente nisso em que reside a importância da detecção por meio de exames endoscópicos, possibilitando a intervenção precoce.

Segundo indicadores do Instituto Nacional de Câncer (Inca), os tumores de cólon e reto estão em segundo lugar entre os de maior incidência estimada em 2020 para homens e mulheres.

Já a endoscopia pode diagnosticar doenças do esôfago e do estômago como úlceras, gastrites e refluxo.

“Serve, também, para procedimentos como colocação de sondas, retiradas de corpo estranho, controle de hemorragias, entre outros”, complementa Carvalho.

Tire suas dúvidas

  • Quando eu preciso fazer um exame de endoscopia ou colonoscopia e como é o encaminhamento no Santa Luzia?

O exame é sempre solicitado por um médico que suspeita de alguma doença digestiva. Como exame preventivo é periódico, a colonoscopia é indicada a partir dos 50 anos (em alguns países já a partir dos 45) e, então, de cinco em cinco anos. Mas seu médico é a melhor pessoa a indicar a necessidade nos casos específicos. Converse com ele.

  • Como são feitos os exames?

Os dois pedem uma preparação repassada pelo hospital ou pelo médico que vai realizar o exame. A endoscopia necessita jejum de oito horas e a colonoscopia um preparo de cólon que pode durar de dois a três dias.

  • É preciso fazer sedação?

Os exames são feitos sob sedação e o paciente deve estar ciente e acompanhado por uma pessoa com mais de 18 anos. Isso porque deve ter capacidade de conduzir o paciente submetido ao exame para sua casa com segurança.

  • Quem pode fazer?

Por meio de encaminhamento, pacientes de convênios, particulares e SUS.

Deixe uma resposta

Fechar Menu