Dr. Christian Sutmöller (Oncologista HMD) e Dr. Ivan David Arciniegas (Endoscopista HMD)

Relatar as trocas e as contribuições à medicina no Brasil a partir do olhar do migrante. É dessa forma que os médicos convidados Dr. Ivan David Arciniegas Sanmartin, coordenador líder do serviço de Endoscopia do Hospital Mãe de Deus (HMD), e Dr. Christian Chicata Sutmöller, oncologista do Centro Integrado de Oncologia do HMD, irão participar de uma live que integra a programação do Dia Mundial do Migrante e do Refugiado.

O evento, agendado para 23 de setembro, às 11h (link abaixo), é promovido pela Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas e faz parte da campanha “Eu não, nós”, coordenada pela Província Maria Mãe dos Migrantes em atenção à causa proposta pelo Papa Francisco, para celebrar a importância do acolhimento aos migrantes.

Link da live: https://www.youtube.com/watch?v=NzG3LBo6F_g

A atividade terá a mediação da diretora presidente da AESC Irmã Lucia Boniatti e apresentação dos gestores do HMD, diretor geral Dr. Rafael Cremonese e diretor médico Dr. Euler Manenti.

Sobre os convidados

Dr. Ivan David Arciniegas Sanmartin é natural do Equador.
Formado em Medicina em seu país de origem, pela Universidade Católica de Cuenca, especializou-se como gastroenterologista pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre/Santa Casa. É especialista em técnicas avançadas em Endoscopia pela Universitätsklinikum Magdeburg, da Alemanha. Atualmente é coordenador líder do serviço de Endoscopia do Hospital Mãe de Deus.

Dr. Christian Chicata Sutmöller é natural do Peru.
Chegou ao Brasil aos 18 anos e tem sua graduação em Medicina pela pela Fundação Universidade de Rio Grande (FURG), com formações em Medicina Interna e em Oncologia Clínica pelo Grupo Hospitalar Conceição. Atua como médico oncologista da Santa Casa de Porto Alegre desde 2003, e do Centro Integrado de Oncologia do Hospital Mãe de Deus desde 2020.


Eu não, nós!

Em vista do 107º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, em 26 de setembro de 2021, o Papa Francisco propõe em sua mensagem refletir sobre o lema “Rumo a um nós cada vez maior”! Para o Sumo Pontífice, isso significa as pessoas abrirem mão do egocentrismo e partirem para uma visão que reconheça e valorize a alteridade.

Esse olhar também representa abertura e capacidade de conexão, acolhendo as diferenças entre os vários povos, culturas, línguas, costumes, expressões religiosas e valores. Nesse ponto, está a causa migratória. A partir dessas reflexões – e atitudes – será possível perceber a Terra como “nossa casa comum”.

Para reforçar essa proposta, foi criada a campanha “Eu não, nós!”, que no Brasil tem ações promovidas pela Província Maria Mãe dos Migrantes, que responde pela Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas no país.

Confira aqui a programação completa:

http://www.missionariascalabrinianas.org.br/Pagina.aspx?c=74086

Deixe uma resposta

Fechar Menu