Em discurso, vice-governador citou o atendimento como exemplo no uso de recursos públicos “com seriedade e para o bem comum”

Menina Maria Rita, em sua cidade, durante visita do vice-governador Gabriel Souza, acompanhado de sua esposa Talise Tiecher. FOTO: Joel Vargas/Gabinete do VG

Os dias que antecederam a virada para 2023 poderiam ficar marcados como trágicos na família de Maria Rita Trein, caso não fosse o atendimento realizado no Hospital Santa Luzia (HSL), em Capão da Canoa. Com apenas sete anos, a menina natural de Ibirubá sofreu uma parada cardiorrespiratória na madrugada de 27 de dezembro de 2022.

Quase 500 quilômetros longe de casa, a família havia chegado ao litoral no dia anterior, para uma temporada de veraneio. Os pais ficaram desorientados ao perceberem a agitação da menina, que parecia sonhar sem conseguir acordar. Com ajuda dos vizinhos, foram ao Hospital Santa Luzia, onde ela recebeu os cuidados médicos que salvaram sua vida.

– Foram 25 minutos de parada cardíaca. Ao chegar no hospital, a equipe logo percebeu o que estava acontecendo e fez imediatamente os primeiros atendimentos. Isso foi fundamental. Eles salvaram a vida da minha filha e, com isso, a nossa família – lembra a mãe de Maria Rita, Airana Adam.

Meses depois, o caso da menina que voltou à vida após 25 minutos de tensão, segue repercutindo e inspirando novas ações. No domingo (26), o vice-governador do RS, Gabriel Souza, citou a história de Maria Rita em uma visita realizada a 15 de novembro, cidade próxima a Ibirubá. Lá teve oportunidade de conhecer a jovem pessoalmente.

– São casos como este que me fazem acreditar cada dia mais que fazer política não deve ser apenas um cargo, mas uma vocação. É por ela e por todas as nossas crianças que a política deve ser feita com seriedade e pelo bem comum. – escreveu o vice-governador, nas redes sociais.

Na segunda-feira (27), Gabriel Souza voltou a lembrar do caso, desta vez em Capão da Canoa. O vice esteve no Hospital Santa Luzia para a solenidade de entrega de duas torres de videolaparoscopia, uma para o HSL e outra para o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, de Torres – ambas instituições vinculadas à Associação Educadora São Carlos (AESC), equipamento que torna procedimentos cirúrgicos mais rápidos e menos invasivos.

Ainda em 27 de dezembro, após o atendimento em Capão da Canoa, Maria Rita foi encaminhada para Porto Alegre, passando por diferentes exames e procedimentos na Santa Casa de Misericórdia. Na Capital, a jovem foi diagnosticada com miocardia hipertrófica, quadro possivelmente ligada à herança genética. A menina segue os protocolos de tratamento para a doença, vivendo normalmente e sem qualquer sequela.

– O atendimento do Santa Luzia foi profissional, humano e acolhedor. Em Porto Alegre, a equipe da Santa Casa também nos reafirmou que o primeiro atendimento foi brilhante em tudo o que pôde oferecer – avaliou Airana Adam.

Como agir em casos de emergência

Se alguém suspeitar que uma criança ou adulto está em parada cardiorrespiratória, é preciso entrar em contato com o Serviço de Atendimento Médico de Urgências (SAMU) pelo 192, ou se deslocar imediatamente a um serviço de emergência. Nesses casos, é importante agir rapidamente, pois a parada cardíaca pode ser fatal, se não for tratada no tempo e da forma oportuna.

Deixe uma resposta

Fechar Menu