Novembro é o mês da Consciência Negra no Brasil. Em todo o país, são realizadas atividades que buscam destacar o protagonismo negro em diferentes áreas. No Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – Centro Céu Aberto (CAPS AD IV), Mestre Moa do Katendê será homenageado com um grafitti feito pelo artista gráfico Deivid Bizer, e uma placa em sua homenagem será fixada no local.

Mestre Moa foi compositor, músico, artesão, dançarino, coreógrafo, educador e, como mestre de Capoeira de Angola, foi considerado um dos mais importantes da Bahia. Nascido em 1954, morreu em 2018. Seu legado permanece vivo por meio de inúmeros Afoxés e do Centro Cultural Mestre Moa do Katendê, gerido por sua família na Bahia. A capoeira e a cultura afro costumam ser temas que tocam usuários e funcionários do CAPS AD IV, por isso a homenagem foi escolhida como uma forma de celebrar o mês da Consciência Negra.

PROGRAMAÇÃO

Homenagem ao Mestre Moa do Katendê
Quando: terça-feira (8/11), às 16h 
Local: CAPS AD IV – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – Centro Céu Aberto, na Rua Comendador Azevedo, 97 – Bairro Floresta / Porto Alegre

Atividades:

  • Graffiti com a imagem do Mestre Moa, pelo artista gráfico @deivid_bizer
  • Fixação da placa em homenagem ao Mestre Môa do Katendê
  • Execução de ritmos: Afoxê, Ijexá, Rap e manifestações culturais de Hip Hop
  • Presença do diretor Musical do Grupo Afro-Sul Odemode, Paulo Romeu

Sobre o CAPS AD IV

O CAPS AD IV, mantido pela Associação Educadora São Carlos (AESC) é voltado a toda a população que faz uso e abuso de crack, álcool e outras drogas. Localiza-se na Rua Comendador Azevedo, 97, no bairro Floresta, e atende cerca de 500 usuários por mês.

Um serviço 100% SUS, com médico psiquiatra para atendimento 24 horas por dia e que tem, em sua retaguarda, uma potente equipe multiprofissional, com funcionários que se distribuem em escalas ao longo das 24 horas.

Sobre Deivid Bizer

Natural de Porto Alegre, Deivid Bizer tem 20 anos de graffiti: já são mais de mil pinturas realizadas. Todas as unidades de saúde da AESC (Hospital Mãe de Deus, Hospital Santa Luzia, Hospital Nossa Senhora dos Navegantes e os Centros de Atenção Psicossocial – CAPS ad) já têm registros do artista.

Esboço da arte do graffiti na parede externa do CAPS AD IV Centro Céu Aberto

Deixe uma resposta

Fechar Menu