No mês de abril, foi apresentada a Matriz de Governança da Diretoria de Saúde Complementar da AESC. Em maio, o contador e administrador Samuel Meoti iniciou suas atividades como gerente executivo no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres, com a missão de pôr em prática melhorias com impactos positivos interna e externamente.

Aproximar o Hospital N. Sra. dos Navegantes da comunidade e ampliar atendimentos estão no foco de Samuel / Arquivo Pessoal

Giruá, Três de Maio, Porto Alegre e Curitiba. Em 2021, o percurso profissional que trouxe Samuel Meoti à AESC adiciona um novo destino: Torres, com a gestão do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (HNSN). “Acompanho a trajetória da AESC nos últimos anos, com um perfil de atualização constante. Não fica estanque. É algo que eu gosto, da mudança, isso me atrai”, destaca Meoti.

A formação de contador foi o ponto de partida para suas múltiplas experiências em gestão hospitalar, especialmente em instituições mantidas por congregações religiosas. Graduado em ciências contábeis pela Univates e em Administração pela Unisinos, tem especialização em Controladoria pela Univates, MBA em Auditoria em Saúde pelo IAHCS e mestrado em Administração, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), com dissertação sobre Governança em Sistemas Locais de Saúde.

Desenvolvimento profissional e vivência docente

Em 2002, assumiu o primeiro cargo de gestão, mas foi em 2009, ao liderar o planejamento estratégico do Hospital Geral de Caxias do Sul, vinculado à Universidade de Caxias do Sul, que agregou conhecimentos capazes de lhe garantirem um novo patamar profissional. “Foi muito enriquecedor. O sistema de saúde da Caxias é bem complexo. Implantamos a controladoria no hospital, software de gestão de custos, criação de indicadores, algo bem abrangente. Na UCS tive grande desenvolvimento”, reconhece.

Meoti atuou como diretor nos hospitais São José (Giruá), São Vicente de Paulo (Três de Maio), Porto Alegre (na Capital) e em uma clínica de saúde mental, em Curitiba. Também lecionou, até 2020, na graduação e pós-graduação para os cursos de Ciências Contábeis, Administração e Engenharia da Produção.

Finais de semana são aproveitados com a esposa Patricia e o filho Danilo / Arquivo Pessoal

“Vejo oportunidades aqui”

Samuel Meoti tem como objetivo aplicar todo conhecimento acumulado nos últimos anos em seu cotidiano no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes. “Vejo oportunidades interessantes aqui, como aproximar o Hospital da comunidade e ampliar os atendimentos, especialmente convênios e particulares. Tudo isso sempre atendendo a todos com a mesma qualidade e segurança. Sempre há formas de agregar”, projeta.

Mesmo com grande mobilidade profissional, Meoti mantém residência em Porto Alegre, base de seu convívio com o filho Danilo, 5 anos, e a esposa Patrícia, especialmente nos finais de semana. Com eles, aproveita para ver filmes, brincar e viajar. 

Saúde Scalabriniana

O conceito de Saúde Scalabriniana contempla os valores da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, nos seus 125 anos de história, e que dirigem a AESC desde a fundação, em 1962. São eles: acolhida, cidadania, promoção humana, ética, justiça, itinerância, solidariedade, fraternidade e universalidade.

O segmento de Saúde Complementar inclui as seguintes unidades: Hospital Santa Ana (Porto Alegre), três CAPS AD III e um CAPS AD IV (Porto Alegre), Hospital Santa Luzia (Capão da Canoa) e Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (Torres).

Nas unidades em que os serviços complementam o Sistema Único de Saúde (SUS), esses valores guiam o cuidado às pessoas, realizado com qualidade e segurança assistencial, humanização e inovação.

Deixe uma resposta

Fechar Menu