“Quanto mais cor tiver o seu prato, mais benefícios você consome”, recomenda a nutricionista Carolina Kampff / Foto: Banco de Imagens

Na próxima segunda-feira, 31 de agosto, é comemorado o Dia do Nutricionista. Para frisar a data, a profissional responsável pela Nutrição do Hospital Santa Luzia, Carolina Kampff (CRN 10501), alerta sobre a importância de manter o hábito de uma alimentação saudável.

De acordo com a nutricionista, a alimentação é o principal responsável para o organismo ter um bom desempenho. “Nosso corpo precisa diariamente de vitaminas e minerais para funcionar perfeitamente. Um cardápio equilibrado traz diversos benefícios, tanto para o aspecto físico, quanto mental. Além de ter mais disposição e energia, uma pessoa com a alimentação saudável é menos suscetível a ter algumas doenças, como: obesidade, diabetes, hipertensão, câncer, artrite e anemia”, destaca.

Segundo Carolina, pode parecer difícil de manter uma boa alimentação, mas tudo é uma questão de hábito e persistência. “Muitas pessoas pensam que uma alimentação saudável é restritiva, mas a verdadeira chave para um bom cardápio é a variedade. Quanto mais cor tiver o seu prato, mais benefícios você consome”, recomenda. Para as pessoas que preparam seus alimentos diariamente, uma dica é evitar ao máximo o consumo de itens industrializados e ultra processados, que são aqueles que sofrem muitas alterações em seu preparo e geralmente estão à disposição nas prateleiras de supermercados. “Prefira sempre alimentos mais naturais, as ‘comidas de verdade’, como o famoso arroz e feijão”, orienta.

Carolina reforça que apenas o profissional nutricionista pode prescrever e orientar, de forma individualizada, quais as quantidades e combinações ideais de nutrientes para cada indivíduo.

“Um cardápio equilibrado traz diversos benefícios, tanto para o aspecto físico, quanto mental”

Carolina Kampff, nutrcionista no Hospital Santa Luzia

 

Dicas de bons hábitos alimentares:

  • Beba água ao longo do dia, ela é fundamental para o bom funcionamento do organismo;
  • Mastigue bem os alimentos, a digestão inicia na boca;
  • Aumente a quantidade de frutas, legumes e hortaliças no seu dia a dia.
  • Prefira sempre as preparações de forno e assadas, evitando as frituras;
  • Diminua o consumo do sal, ele está diretamente ligado a doenças como, por exemplo, a hipertensão.
  • Substitua o sal por temperos naturais, como alho, manjericão, salsinha, alecrim, entre outros;
  • Adicione canela, cúrcuma (açafrão), gengibre e pimenta na maior quantidade de alimentos que conseguir, caso você não tenha nenhuma restrição;
  • Diminua o consumo excessivo de doces;
  • Evite alimentos industrializados: enlatados, embutidos, fast food e pré-prontos;
  • Pratique atividade física orientada.

Este post tem 15 comentários

  1. What’s Taking place i am new to this, I stumbled upon this I have found It absolutely
    useful and it has helped me out loads. I am hoping to contribute & assist different users like
    its aided me. Good job. 0mniartist asmr

  2. Hi there, just became alert to your blog through Google, and found that it’s really informative.
    I’m gonna watch out for brussels. I’ll be grateful if you continue this in future.
    A lot of people will be benefited from your writing.
    Cheers! asmr 0mniartist

  3. I’m really enjoying the design and layout of your
    website. It’s a very easy on the eyes which makes it
    much more enjoyable for me to come here and visit more often. Did you
    hire out a developer to create your theme? Fantastic work!
    0mniartist asmr

  4. We absolutely love your blog and find a lot of your
    post’s to be exactly what I’m looking for. Would you offer guest writers to write content for yourself?

    I wouldn’t mind composing a post or elaborating on some of the subjects
    you write regarding here. Again, awesome web log!
    asmr 0mniartist

  5. Thanks for finally writing about > Nutricionista do
    Hospital Santa Luzia destaca a importância da alimentação saudável – AESC – Educação e Saúde < Liked it!

  6. Your way of telling everything in this piece of writing is in fact fastidious, all can simply be aware of it,
    Thanks a lot.

  7. I got this web site from my buddy who informed me on the topic of
    this web page and at the moment this time I am browsing this web page and reading
    very informative content here.

  8. Great goods from you, man. I’ve understand your stuff previous
    to and you’re just too excellent. I actually
    like what you have acquired here, certainly like what you’re stating and the way in which you say it.

    You make it enjoyable and you still care for to keep it wise.
    I cant wait to read much more from you. This is really a wonderful site.

  9. Just wish to say your article is as astonishing.
    The clarity for your put up is simply cool and i can think you are knowledgeable in this subject.
    Fine together with your permission allow me to clutch your feed to keep updated with imminent post.
    Thanks one million and please continue the rewarding work.

  10. For newest news you have to go to see world-wide-web and on the web
    I found this website as a finest site for most recent
    updates.

  11. An impressive share! I have just forwarded this onto a colleague who was doing a little
    homework on this. And he actually ordered me breakfast because I stumbled
    upon it for him… lol. So allow me to reword this….

    Thanks for the meal!! But yeah, thanks for spending time to discuss this topic here on your website.

  12. You really make it seem so easy with your presentation but I find
    this matter to be really something that I think I would never understand.
    It seems too complex and extremely broad for me. I’m looking forward for your next
    post, I will try to get the hang of it!

  13. scoliosis
    Pretty! This has been a really wonderful post.
    Thanks for supplying this information. scoliosis

  14. scoliosis
    It’s going to be finish of mine day, except before end I am
    reading this enormous piece of writing to improve my knowledge.
    scoliosis

  15. scoliosis
    bookmarked!!, I love your website! scoliosis

Deixe uma resposta

Fechar Menu