“Quanto mais cor tiver o seu prato, mais benefícios você consome”, recomenda a nutricionista Carolina Kampff / Foto: Banco de Imagens

Na próxima segunda-feira, 31 de agosto, é comemorado o Dia do Nutricionista. Para frisar a data, a profissional responsável pela Nutrição do Hospital Santa Luzia, Carolina Kampff (CRN 10501), alerta sobre a importância de manter o hábito de uma alimentação saudável.

De acordo com a nutricionista, a alimentação é o principal responsável para o organismo ter um bom desempenho. “Nosso corpo precisa diariamente de vitaminas e minerais para funcionar perfeitamente. Um cardápio equilibrado traz diversos benefícios, tanto para o aspecto físico, quanto mental. Além de ter mais disposição e energia, uma pessoa com a alimentação saudável é menos suscetível a ter algumas doenças, como: obesidade, diabetes, hipertensão, câncer, artrite e anemia”, destaca.

Segundo Carolina, pode parecer difícil de manter uma boa alimentação, mas tudo é uma questão de hábito e persistência. “Muitas pessoas pensam que uma alimentação saudável é restritiva, mas a verdadeira chave para um bom cardápio é a variedade. Quanto mais cor tiver o seu prato, mais benefícios você consome”, recomenda. Para as pessoas que preparam seus alimentos diariamente, uma dica é evitar ao máximo o consumo de itens industrializados e ultra processados, que são aqueles que sofrem muitas alterações em seu preparo e geralmente estão à disposição nas prateleiras de supermercados. “Prefira sempre alimentos mais naturais, as ‘comidas de verdade’, como o famoso arroz e feijão”, orienta.

Carolina reforça que apenas o profissional nutricionista pode prescrever e orientar, de forma individualizada, quais as quantidades e combinações ideais de nutrientes para cada indivíduo.

“Um cardápio equilibrado traz diversos benefícios, tanto para o aspecto físico, quanto mental”

Carolina Kampff, nutrcionista no Hospital Santa Luzia

 

Dicas de bons hábitos alimentares:

  • Beba água ao longo do dia, ela é fundamental para o bom funcionamento do organismo;
  • Mastigue bem os alimentos, a digestão inicia na boca;
  • Aumente a quantidade de frutas, legumes e hortaliças no seu dia a dia.
  • Prefira sempre as preparações de forno e assadas, evitando as frituras;
  • Diminua o consumo do sal, ele está diretamente ligado a doenças como, por exemplo, a hipertensão.
  • Substitua o sal por temperos naturais, como alho, manjericão, salsinha, alecrim, entre outros;
  • Adicione canela, cúrcuma (açafrão), gengibre e pimenta na maior quantidade de alimentos que conseguir, caso você não tenha nenhuma restrição;
  • Diminua o consumo excessivo de doces;
  • Evite alimentos industrializados: enlatados, embutidos, fast food e pré-prontos;
  • Pratique atividade física orientada.

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